Acordo de Leniência

MP-SP faz nova denúncia no caso do cartel para licitação da Linha 5 - Lilás do Metrô

Autor

19 de dezembro de 2018, 8h57

Quatro pessoas foram alvo de nova denúncia do Ministério Público de São Paulo no caso de formação de cartel para licitação da Linha 5 – Lilás do Metrô da capital paulista. Sergio Correa Brasil, Carlos Armando Guedes Pascoal, Celso da Fonseca Rodrigues e Luiz Antonio Bueno Junior são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro pelo promotor de Justiça Marcelo Batlouni Mendroni, do GEDEC. 

De acordo com as investigações, Correa Brasil, então gerente de Contratações e Compras do Metrô, solicitou o pagamento de vantagem indevida no valor de R$ 392.870,00 por ter ajustado o edital na conformidade das reivindicações das empresas, favorecendo-as, e para não gerar problemas na execução do contrato.

Representantes da Odebrecht, Rodrigues e Pascoal viabilizaram o pagamento da propina. Bueno Junior, diretor superintendente para as regiões sul e sudeste e superior hierárquico do diretor de contrato para a Linha 5, tinha conhecimento do pagamento de propina e era informado sobre as movimentações financeiras indevidas.

Mendoni também foi o autor de outra denúncia sobre o mesmo caso, que teve como resultado decisão proferida pelo juiz Marcos Fleury Silveira de Alvarenga, da 12ª Vara Criminal de São Paulo, condenando 13 executivos de empreiteiras, na última quarta-feira (12/12). 

As denúncias foram separadas porque esta, apresentada na segunda-feira (17/12), embora esteja envolvida no mesmo ato criminoso, é fruto de um acordo de leniência que a Odebrecht fechou com a operação "lava jato".

A empresa se comprometeu a entregar provas e documentos que comprovam que Sérgio Correa Brasil, ex-funcionário do Metrô, também pediu o pagamento de vantagens indevidas a Carlos Armando Pascoal, único dos quatro denunciados que já foi condenado a oito anos de prisão pelo juiz Alvarenga. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-SP

Clique aqui para ler a íntegra da denúncia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!