Troca de cargo

Juan Francisco Carpenter assume o comando da PGE-SP

Autor

11 de abril de 2018, 20h02

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), nomeou um novo nome para a Procuradoria-Geral do Estado. Juan Francisco Carpenter assumirá a instituição no lugar de José Renato Ferreira Pires, que ficou na cadeira por pouco mais de um mês após a aposentadoria do procurador Elival da Silva Ramos, no início de março.

O novo líder da PGE anunciou como procurador-geral adjunto Caio Cesar Guzzardi da Silva, ex-presidente da Associação dos Procuradores de São Paulo (Apesp) e crítico à antiga gestão.

Carpenter estava afastado das atividades da Procuradoria, atuando desde 2015 como subsecretário de Ações Estratégicas junto à Secretaria de Governo. Ele ingressou na PGE em 1990 e trabalhou nas procuradorias Fiscal e Administrativa.

Entre 2002 e 2006, ocupou o cargo de procurador do Estado assessor junto à Subprocuradoria-Geral da Consultoria Geral. Em 2007, passou a atuar na Assessoria Jurídica do Governo, órgão que chefiou entre 2011 e 2015.

Novas mudanças
A nomeação do procurador-geral do Estado sempre é feita pelo governador, dentro do quadro de procuradores da PGE. Então, pode ocorrer novas mudanças na direção no início de 2019, depois das eleições.

O antigo procurador-geral, Elival da Silva Ramos, por exemplo, ocupou o posto nas gestões de Geraldo Alckmin (PSDB), de 2001 a 2006; depois de 2011 a 2018. No entanto, no período de governo de José Serra (PSDB), de 2007 a 2010, quem ocupou o cargo foi Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo.

Sucessor de Alckmin, Márcio França anunciou o novo nome na terça-feira (10/4). Nesta quarta, também definiu que Gianpaolo Smanio comandará o Ministério Público de São Paulo até abril de 2020. Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!