Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Troca de cargo

Juan Francisco Carpenter assume o comando da PGE-SP

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), nomeou um novo nome para a Procuradoria-Geral do Estado. Juan Francisco Carpenter assumirá a instituição no lugar de José Renato Ferreira Pires, que ficou na cadeira por pouco mais de um mês após a aposentadoria do procurador Elival da Silva Ramos, no início de março.

O novo líder da PGE anunciou como procurador-geral adjunto Caio Cesar Guzzardi da Silva, ex-presidente da Associação dos Procuradores de São Paulo (Apesp) e crítico à antiga gestão.

Carpenter estava afastado das atividades da Procuradoria, atuando desde 2015 como subsecretário de Ações Estratégicas junto à Secretaria de Governo. Ele ingressou na PGE em 1990 e trabalhou nas procuradorias Fiscal e Administrativa.

Entre 2002 e 2006, ocupou o cargo de procurador do Estado assessor junto à Subprocuradoria-Geral da Consultoria Geral. Em 2007, passou a atuar na Assessoria Jurídica do Governo, órgão que chefiou entre 2011 e 2015.

Novas mudanças
A nomeação do procurador-geral do Estado sempre é feita pelo governador, dentro do quadro de procuradores da PGE. Então, pode ocorrer novas mudanças na direção no início de 2019, depois das eleições.

O antigo procurador-geral, Elival da Silva Ramos, por exemplo, ocupou o posto nas gestões de Geraldo Alckmin (PSDB), de 2001 a 2006; depois de 2011 a 2018. No entanto, no período de governo de José Serra (PSDB), de 2007 a 2010, quem ocupou o cargo foi Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo.

Sucessor de Alckmin, Márcio França anunciou o novo nome na terça-feira (10/4). Nesta quarta, também definiu que Gianpaolo Smanio comandará o Ministério Público de São Paulo até abril de 2020. Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo de São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 11 de abril de 2018, 20h02

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 19/04/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.