Criança baleada

Empresa responde por morte causada por funcionário

Autor

12 de janeiro de 2014, 6h37

Quando um funcionário de determinada empresa comete um assassinato por ter agido em decorrência do trabalho que exercia, não é possível afastar a responsabilidade também do empregador. Com base neste raciocínio, a 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou recurso de um posto de combustíveis condenado a indenizar os pais de uma criança morta por seu funcionário, que atuava como frentistas e vigilante, durante reação a uma tentativa de assalto. Os desembargadores também rejeitaram o recurso dos parentes da vítima, mantendo a indenização por danos morais em R$ 76 mil, além de pensão mensal que totaliza R$ 35 mil como definido em primeira instância.

O menino, de quatro anos, brincava perto de sua casa no momento em que foi baleado pelo frentista, que reagiu a uma tentativa de assalto e atirou quando percebeu que não alcançaria o criminoso. Após a sentença, o dono do posto de gasolina recorreu sob a alegação de que o funcionário fora contratado como frentista e que ele desconhecia sua atuação como vigilante e o fato de ele possuir uma arma de fogo. Já a família do garoto pediu o aumento do valor que deveria ser pago a título de indenização.

Relatora do caso, a desembargadora Silvia Sterman afirmou que está provada nos autos a dupla função exercida pelo frentista, uma vez que, como comprovaram algumas testemunhas, ele permanecia no local à noite, quando o posto ficava fechado. De acordo com a relatora, “não há razão de ser de alguém ficar em um estabelecimento comercial durante o período em que está fechado senão para realizar serviço de vigia e segurança”. O próprio homem, informou ela, disse em seu depoimento que era frentista e exercia também a função de vigilante do local.

Como apontou a desembargadora, “sua ação guarda direta correlação com o trabalho que exercia”, uma vez que após o assalto, ele perseguiu o bandido, começou a disparar de forma imprudente e baleou a criança. Como afirmou Silvia Sterman, a prova maior de que seu tiro foi o responsável pela morte do menino é o fato de ele ter abandonado o trabalho, deixando o posto e só se apresentando à polícia posteriormente. Segundo ela, foi a ação do frentista, que estava cumprindo seu serviço, o fato que levou à morte, gerando a responsabilização objetiva da empresa, prevista no artigo 932, inciso III, do Código Civil.

A desembargadora classificou como irrelevante eventual desconhecimento quanto ao uso da arma de fogo, porque não há qualquer prova de que o dono do posto não soubesse do fato. Para ela, mesmo se a empregadora não soubesse que seu funcionário utilizava arma no serviço, ela é responsável pelos danos decorrentes desta utilização. Em relação ao pedido de revisão da indenização, a relatora disse que o total previsto na sentença está adequado, uma vez que as circunstâncias que permitiriam a redução do valor já foram analisadas, levando a uma indenização inferior ao valor pedido pelos parentes da vítima. Ao votar contra a majoração, ela disse que a empresa não tem controle efetivo sobre seus funcionários e que “não houve intenção deliberada do agente causador do dano”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

Clique aqui para ler a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!