Igualdade de gênero

Marido de servidora morta tem direito à pensão mensal

Autor

22 de fevereiro de 2014, 7h20

As exigências para conceder pensão ao marido de uma servidora que morreu devem ser as mesmas para viúvas de funcionários públicos. Afinal, dar tratamento diferente a homens e mulheres viola diretamente o princípio da igualdade, garantido pelo inciso I, do artigo 5º, da Constituição Federal, norma de eficácia plena e que não exige regulamentação para sua aplicação.

Com este entendimento, a 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve sentença que reconheceu o direito do marido de uma servidora falecida de receber pensão mensal a ser paga pelo Instituto de Previdência do RS. O estado alegou que o viúvo não comprovou dependência econômica e que já recebe do município de Frederico Westphalen.

A relatora da Apelação em Reexame Necessário, desembargadora Marilene Bonzanini, afirmou no acórdão que os artigos invocados pela legislação estadual — colocando óbices ao direito de maridos de servidoras — não foram recepcionados pela Constituição Federal de 1988. Logo, não têm eficácia frente a um princípio.

Assim, para ter direito à pensão — concluiu a relatora —, o autor só precisa comprovar o casamento e o óbito da esposa. A decisão, em caráter monocrático, foi tomada na sessão de julgamento do dia 14 de fevereiro.

O caso
O autor entrou na Justiça contra o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul a fim de receber a pensão decorrente da morte de sua mulher, servidora pública estadual, em outubro de 2007. Pediu que o réu fosse condenado a implementar imediatamente a pensão integral e a pagar as parcelas em atraso desde o óbito da servidora.

O Ipergs, por seu turno, disse que o autor não demonstrou dependência econômica da mulher. Logo, amparado em dispositivo de lei estadual, não poderia deferir o pedido de pensionamento.

A sentença
O juiz de Direito Régis Adriano Vanzin, da 1ª Vara Judicial da Comarca de Frederico Westphalen, julgou procedente a ação. Ele determinou que o Instituto conceda a pensão por morte em valor integral, nos termos do artigo 40, parágrafo 7º, da Constituição Federal, observada a Emenda Constitucional 41/2003. Também mandou pagar as parcelas vencidas desde a data da morte da servidora, devidamente corrigidas.

Para o juiz, o direito do autor da ação de receber a pensão por morte deve ser reconhecido, a fim de atender ao princípio constitucional da isonomia — conforme o artigo 5º, caput , e inciso I, da Constituição Federal. Logo, aos olhos da Constituição, não se admite tratamento desigual — citando o constitucionalista Luís Roberto Barroso, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal.

‘‘Se à esposa supérstite [cônjuge sobrevivente] não é exigido pela citada Lei Estadual dependência econômica ou invalidez, não é razoável, justo ou isonômico exigir tais pressupostos do marido supérstite, ressaltando-se, ademais, que a contribuição da mulher se dá na mesma proporção e nos mesmos valores da contribuição masculina, não havendo margem, portanto, para tratamento diferenciado. Dessa forma, a fonte de custeio está plenamente satisfeita pelas próprias contribuições da falecida’’, justificou o magistrado.

Clique aqui para a sentença.

Clique aqui para ler o acórdão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!