Caixa de Pandora

PGR denuncia Arruda e mais 37 por mensalão do DEM

Autor

29 de junho de 2012, 15h35

Depois de quase três anos de investigações, o Ministério Público denunciou nesta semana 38 pessoas envolvidas na Operação Caixa de Pandora, que apurou acusação de esquema de corrupção na gestão de José Roberto Arruda no governo do Distrito Federal. O escândalo ficou conhecido como mensalão do DEM. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (29/6), pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Segundo o procurador, as apurações provaram que empresas beneficiadas em contratos sem licitação com o governo do Distrito Federal pagavam propina a políticos aliados do governo. Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa (empresários) e passiva (políticos) e lavagem de dinheiro.

Gurgel informou que o líder do esquema era o próprio Arruda e que Durval Barbosa foi confirmado como um dos operadores do esquema. A denúncia também envolve deputados distritais e empresários. Apesar de não divulgar quanto dinheiro foi desviado, o procurador confirmou que o esquema começou pouco antes das eleições de 2006.

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que à época era senador, chegou a ser citado, mas não foi denunciado porque sua idade avançada impediria a punição. Com informações da Agência Brasil.

Leia aqui a íntegra da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!