Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Caixa de Pandora

PGR denuncia Arruda e mais 37 por mensalão do DEM

Depois de quase três anos de investigações, o Ministério Público denunciou nesta semana 38 pessoas envolvidas na Operação Caixa de Pandora, que apurou acusação de esquema de corrupção na gestão de José Roberto Arruda no governo do Distrito Federal. O escândalo ficou conhecido como mensalão do DEM. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (29/6), pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Segundo o procurador, as apurações provaram que empresas beneficiadas em contratos sem licitação com o governo do Distrito Federal pagavam propina a políticos aliados do governo. Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa (empresários) e passiva (políticos) e lavagem de dinheiro.

Gurgel informou que o líder do esquema era o próprio Arruda e que Durval Barbosa foi confirmado como um dos operadores do esquema. A denúncia também envolve deputados distritais e empresários. Apesar de não divulgar quanto dinheiro foi desviado, o procurador confirmou que o esquema começou pouco antes das eleições de 2006.

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que à época era senador, chegou a ser citado, mas não foi denunciado porque sua idade avançada impediria a punição. Com informações da Agência Brasil.

Leia aqui a íntegra da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República

Revista Consultor Jurídico, 29 de junho de 2012, 15h35

Comentários de leitores

2 comentários

Prescrição?

Gilson Raslan (Advogado Autônomo - Criminal)

Joaquim Roriz, até o ano de 2006, em conluio com quase todos os denunciados, cometeu uma série de assalto ao erário público, mas o Dr. Gurgel encontrou apenas o crime de FORMAÇÃO DE QUADRILHA contra ele, crime já prescrito. Muito estranha a conduta do Dr. Gurgel.
A denúncia tem que ser aditada, e o Dr. Gurgel tem muita explicação a dar ao CNMP.

Quase 3 anos.

LUSTOSA (Funcionário público)

A Procuradoria levou quase 3 anos para apresentar a denúncia. Quantas décadas levará o julgamento?

Comentários encerrados em 07/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.