Sobretaxa racial

Banco americano paga US$ 21 milhões por discriminação

Autor

1 de junho de 2012, 17h59

Wikimedia Commons
Durante anos, uma subsidiária do SunTrust, o 11º maior banco comercial dos Estados Unidos, fez empréstimos, com a cortesia de sempre, a clientes qualificados (com bom crédito) de minorias negras e latinas do país. Mas o SunTrust Mortgage Inc. foi processado por uma prática escabrosa: negros e latinos pagavam juros mais altos do que os brancos. "Isso é discriminação com um sorriso", qualificou o advogado-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA, Thomas Perez, em uma declaração por escrito, depois que o banco finalmente concordou, nesta quinta-feira (31/5), em pagar US$ 21 milhões, em um acordo para encerrar a ação judicial, noticiaram o National Law Journal e o Washington Times

O banco cobrou uma espécie de "sobretaxa racial", segundo definição de Thomaz Peres. "Se você era um cliente afro-americano ou latino, você pagava mais por um empréstimo do que pagava um cliente branco com a mesma qualificação para obter crédito, por causa da cor de sua pele ou de sua nacionalidade de origem", ele afirmou. 

Os advogados do Departamento de Justiça declararam que o dinheiro vai ser usado para compensar as vítimas da discriminação em 34 estados e no Distrito de Colúmbia. Mais de 20 mil pessoas negras e latinas foram "sobretaxadas" pelo banco, segundo o Departamento de Justiça, o que indica que o acordo saiu barato para o banco. Em dois anos e meio de investigações das operações do banco, no período de 2005 a 2009, foram pesquisados cerca de 850 mil documentos e dados, a maior parte deles relacionados a financiamentos da casa própria, informam as publicações. 

Se a fraude não fosse descoberta, esses clientes, que já foram seriamente prejudicados pela queda significativa do valor dos imóveis residenciais no país, pagariam alguns milhares de dólares a mais pelos financiamentos de suas casas. Mas, o SunTrust prometeu corrigir sua falha e, segundo o advogado-geral, implementou nova política de empréstimos e financiamentos habitacionais, que assegura a ausência de discriminação de qualquer tipo nas atuais e futuras operações.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!