Licitação suspeita

PF apreende documentos de secretários do DF

Autor

27 de novembro de 2009, 14h47

Um gabinete no anexo da residência oficial do governador do Distrito Federal foi vasculhado pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (27/11). O governador José Roberto Arruda (DEM) não mora no local. As buscas também foram feitas nas casas e gabinetes de deputados distritais da base governista e secretários de Arruda. O governador não se manifestou sobre a operação. As informações são da Folha Online.

Informações iniciais indicam que a Polícia investiga o suposto crime de fraude em licitações. As investigações teriam sido iniciadas pela Polícia Civil e, posteriormente, repassadas à Polícia Federal. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, que preside o inquérito.

O despacho do ministro, acolhendo pedido do Ministério Público, determinou que as buscas fossem feitas com discrição, de modo a assegurar a intimidade e preservar os direitos subjetivos dos investigados. Nesse sentido, “as diligências deverão ser realizadas com absoluta discrição”, “de modo a causar o menor incômodo às pessoas envolvidas” e “a causar o menor dano possível aos bens dos investigados”, orientou. 

Para manter o sigilo da operação até que fosse deflagrada, o ministro determinou que não seria permitido que se informasse ou que se convocasse a imprensa. Do mesmo modo, nas diligências foi proibida a utilização ostensiva de vestimentas da PF, assim como a exposição desnecessária de armamentos pesados. 

Segundo informações do STJ, as investigações sobre suposto repasse de recursos de origem ilícita foram reforçadas pela delação de um ex-secretário de Estado do Distrito Federal, que aceitou que fosse instalado em suas roupas equipamentos de escuta ambiental. Em função disso, foi aberta a ele a participação em programa de proteção de testemunhas da Polícia. Concluída a operação, o relator retirou o segredo de Justiça imposto ao inquérito.

Batizada como Caixa de Pandora, a operação cumpriu mandado de busca e apreensão na residência oficial do governador do Distrito Federal, nas casas de José Luiz Valente, secretário de Educação, José Geraldo Maciel, secretário-chefe da Casa Civil, Durval Barbosa, secretário de Relações Institucionais, Omézio Pontes, assessor de imprensa de Arruda, Fábio Simão, chefe de gabinete da Governadoria.

Também foram feitas buscas na casa e gabinetes nos gabinetes do presidente da Câmara, Leonardo Prudente (DEM), da líder do governo, Eurides Britto (PMDB), do presidente da CCJ, Rogério Ulysses (PSB) e do suplente Pedro do Ovo (PRP).

Em nota, o secretário de Educação confirmou que agentes da PF estiveram na sua casa e gabinete. Afirmou que foram apreendidos documentos e um laptop em sua casa. "Estou à disposição do Departamento de Polícia Federal para o que for necessário, mas me reservo ao direito de só me pronunciar publicamente sobre o assunto quando tiver informações completas do que se trata", afirma Valente na nota.

Já o deputado Leonardo Prudente chegou a convocar coletiva, mas depois a desmarcou. Seus assessores informaram que ele só falará depois de se informar melhor sobre o assunto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!