Conflito de competência

Massa falida recupera posse de bens do Banco Santos

Autor

13 de maio de 2009, 19h50

Os bens aprendidos da massa falida do Banco Santos não irão para a União, conforme havia determinado o juízo federal da 6ª Vara  Federal Criminal de São Paulo, especializado em crimes financeiros. A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça reconheceu que a competência para decidir sobre esses bens é da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Ou seja, a Justiça estadual.

O juiz titular da 6ª Vara Federal, Fausto Martin De Sanctis tinha ordenado o sequestro da casa onde morava o dono do banco Edemar Cid Ferreira, obras de arte e objetos de decoração. O juiz pretendia que a casa e as obras de arte fossem destinadas para a montagem de um museu público. Liminar do STJ, de 2006, permitiu que Edemar e sua família continuassem ocupando a casa. 

A decisão do STJ ocorreu no julgamento de um Conflito de Competência entre os  juízos criminal federal e o estadual de falências. O conflito foi levantado pela massa falida do banco, alegando que o juízo criminal teria invadido a competência do juízo falimentar. Do outro lado, a Advocacia Geral da União e o Ministério Público pediram que a competência fosse do juízo criminal federal, que decretou o confisco dos bens em favor da União, como efeito da condenação penal de Edemar Cid Ferreira e outros dirigentes do banco por gestão fraudulenta

Argumentaram, ainda, que devolver os bens à massa falida seria decidir que os condenados têm direito de recuperar os bens adquiridos com valores desviados do Banco Santos e fruto de lavagem de dinheiro com a compra de objetos de arte.

O relator do caso, ministro Massami Uyeda, ressaltou que a decretação da falência confere ao juízo universal da falência a competência para distribuir o patrimônio da massa falida aos credores conforme as regras legais. Destacou que após a quebra, é inviável o prosseguimento de atos de expropriação patrimonial contra a falida em outros juízos. “O ordenamento jurídico brasileiro elegeu o juízo falimentar como responsável por arrecadar e destinar o patrimônio constitutivo da massa falida”, destacou o relator no voto.

Após intenso debate, a 2ª Seção, por unanimidade, acompanhou o voto do relator. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

CC 76.740 e 76861

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!