Socos e pontapés

Santa Catarina é condenada por violência da Polícia Militar

Autor

20 de março de 2008, 14h14

Adenir Macedo da Silva deve receber indenização do estado de Santa Catarina porque foi agredido por policiais militares. Os danos morais e materiais foram estipulados em R$ 10 mil pela 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de SC.

Em maio de 2005, Silva foi agredido com socos e pontapés de policiais que tentavam desocupar um loteamento. Ele afirma que foi parar no hospital com princípio de infarto e traumatismos múltiplos na face. Silva ficou internado por seis dias. Por causa das agressões, o lado direito de seu rosto ainda apresenta dormência.

Segundo o estado, a ação dos policiais foi inevitável em razão da atitude de Silva que, armado com marreta, desacatou ordem policial de desocupação. Sustentou que os policiais apenas tentaram imobilizá-lo, mas ele caiu de cara no chão.

Para desembargador Vanderlei Romer (relator), as provas testemunhais são claras para demonstrar como agiram os policiais. “A ação, consubstanciada na abordagem violenta, o dano, percebido pelas lesões físicas, pelo estado de grande pavor e apreensão e pelas despesas com o tratamento; não há imaginar que os traumas suportados por Macedo provenham de outra causa que não da ação desmedida dos policiais”, argumentou Romer.

Apelação Cível: 2007.058115-4

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!