União estável

Parceiro de união estável figura como herdeiro em partilha

Autor

12 de outubro de 2005, 9h15

Mulher que viveu 13 anos com empresário mas que estava separada no momento da morte dele deve receber metade dos bens adquiridos durante a união estável. A decisão é do juiz de direito Ricardo Anders de Araújo, da 2ª Vara da família e das Sucessões do fórum de Jabaquara, em São Paulo que reconheceu a dissolução de sociedade entre a mulher e seu companheiro morto, bem como a partilha do carro comprado durante a união estável com o único herdeiro do empresário.

O juiz reconheceu a união estável sem qualquer restrição. Quanto à dissolução da sociedade “concretizou-se automaticamente quando a vida em comum deixou de existir” e a união estável “assim como informalmente formou-se, igualmente dissolveu-se sem maiores formalidades”.

“Cabe da mesma forma reconhecer, o direito da autora à meação sobre o veículo adquirido mediante esforço comum, no curso da união estável”. O juiz entendeu, contudo, que a partilha dos bens deixados pelo empresário deverá ser feita em inventário ou arrolamento.

O advogado Robson Rogério Orgaide, do escritório AOC Advocacia e Assessoria, que representou a companheira no caso, lembra que as uniões estáveis eram vistas como algo à margem da lei, quando não contra a lei, sendo tidas como espúrias e pecaminosas. “Todavia, não raro elas deixam bens, filhos e terminam em briga. Começaram a ser trazidas à Justiça não para serem penalizadas, mas para se definir como ficavam os bens adquiridos diante da ruptura”, afirma Orgaide.

Segundo o advogado, isso despertou o reconhecimento desse tipo de relacionamento primeiro na jurisprudência e hoje da lei, face à previsão constitucional da união estável. “Na União Estável apenas o acordo de vontades no sentido de uma convivência duradoura, pública e continua, de um homem e uma mulher, gera direitos e obrigações”, conclui o advogado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!