Instrução criminal

Inversão de oitiva de testemunhas não gera nulidade, reafirma STJ

Autor

30 de novembro de 2018, 8h34

Não há nulidade quando as testemunhas de defesa são ouvidas antes das de acusação, na hipótese em que a inquirição é feita por precatória. Esse foi o entendimento reafirmado pelo Superior Tribunal de Justiça ao negar um recurso em Habeas Corpus no qual se alegava constrangimento ilegal decorrente da inversão da prova testemunhal.

Na decisão, o relator, ministro Sebastião Reis Junior, lembrou da jurisprudência da corte e do artigo 222 do Código de Processo Penal. “A inversão da oitiva de testemunhas de acusação e defesa não configura nulidade quando a inquirição é feita por meio de carta precatória, cuja expedição não suspende a instrução criminal”, disse.

O ministro afirmou ainda que “o devido processo legal foi resguardado, na medida em que as partes foram intimadas das audiências designadas nas cartas precatórias”.

Afronta ao CPP
A decisão se deu a partir de um recurso de três denunciados pelo Ministério Público de São Paulo por fraudes em licitações praticadas contra o município de Pitangueiras (SP). Após a citação, os acusados apresentaram defesa prévia, e a audiência de instrução para a oitiva das testemunhas foi marcada para 13 de junho.

Em seguida, o juízo determinou a expedição de carta precatória para a inquirição de testemunha de acusação, na comarca de Guariba (SP), em 28 de junho. Os acusados impetraram HC alegando vício processual, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que não houve prejuízo às partes e negou o pedido. Em recurso ao STJ, a defesa argumentou que a decisão feriu o artigo 400 do CPP. 

Clique aqui para ler a íntegra da decisão.
RHC 105.154

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!