Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Sem comunicação

Governo tira da Internet falso orkut do ministro Luiz Gushiken

Por 

O governo tomou providências para retirar da Internet a página no orkut do ministro chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken. Também saiu do ar a página da mulher do presidente, "Marisa Letícia Lulinha da Silva". A ordem foi executada nesta sexta-feira (1/4) pela Abin – Agência Brasileira de Inteligência. O governo alega que as páginas são falsas.

Não parecem. Além das comunidades em torno do secretário de comunicação e da primeira dama, navegam pela rede de computadores outros orkuts em nome do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, do ministro da Integração, Ciro Gomes e outras autoridades do primeiro escalão da República. O que é verdadeiro e o que é falso, fica difícil de saber.

No caso do orkut de Gushiken, uma leitura atenta de sua biografia revela uma incongruência logo na primeira linha: “Sou o ministro chefe da presidência de Luís Inácio Lula da Silva”. Não só o nome do presidente se escreve com “z” como não existe o cargo de ministro chefe da presidência.

Logo em seguida uma suposta afirmação do ministro indica que a coisa não é mesmo séria: “À (sic) pedidos de meu amigo de trabalho Antônio Palocci, entrei no orkut para poder acompanhar o convívio eletrônico da elite brasileira”.

Chama também a atenção a especialidade que o ministro gostaria de ver ressaltada em sua biografia: “Sou especialista em Previdência e fundos de pensão”. Só os espiões da Kroll sabiam da preferência de Gushiken por fundos de pensões.

Além de informar que segue a religião budista/taoista, o texto define sua linha política como "radical de esquerda liberal" e informa que suas paixões são o Brasil e o PT. Seu esporte preferido é “nadar no Lago do Planalto” e suas atividades preferidas “reuniões e mais reuniões”.

Seus livros de cabeceira iriam de “O Capital”, de Karl Marx, ao “Guia dos Curiosos” de Marcelo Duarte, passando pela “Ditadura Escancarada”, de Elio Gaspari. Os filmes também parecem dizer mais por seus títulos do que por suas tramas: “Stalin”, “O Tigre e o Dragão” e “Eu Também Adoro Mangá”.

Os nomes dos amigos do ministro não dizem muita coisa. Já, suas comunidades de relacionamento são sintomáticas: “Amigos de José Dirceu”, “Ernesto Che Guevara”, “Grande Comunidade Branca”, “Venezuela Livre é com Chavez” e “Olavo de Carvalho Nos Odeia”.

Em diálogo com os outros participantes, Gushiken não se estressa com as críticas, como as de um tal David que diz que a “MP 232 foi um suicídio político”. O ministro responde: “A questão da MP 232 será vista com cautela, não podemos e não devemos ter medo de admitir os erros. Abraços”.

Veja uma reprodução da página inicial do falso orkut do ministro Luiz Gushiken

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 1 de abril de 2005, 18h38

Comentários de leitores

1 comentário

Isto é no minimo, absurdo! pelo oque eu entend...

Carlos Caxias (Economista)

Isto é no minimo, absurdo! pelo oque eu entendi estao querendo insinuar que ''A MEGA EMPRESA INTERNACIONAL DE ESPIOES,kroll,CAPAZES DE FAZER ESCUTAS TELEFONICAS ENTRE A TERRA E MARTE'' foi quem fez o orkut do ministro! eu mesmo me poupo de ler o resto!

Comentários encerrados em 09/04/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.