Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cibercrimes

Protocolo à Convenção de Cibercrimes irá proibir racismo na Internet

Por 

O Comitê de Peritos do Conselho da Europa (Comitê PC-RX) concluiu as negociações sobre o projeto do Primeiro Protocolo à Convenção contra a Cibercriminalidade.

Este Protocolo tem por finalidade harmonizar o Direito Penal no que diz respeito à disseminação de conteúdos de natureza racista ou xenófoba, disseminação de ameaças e de insultos, bem como à denegação, minimização, aprovação ou à justificação do genocídio ou de crimes contra a humanidade, por meio de sistemas informatizados.

Um importante efeito do Protocolo é validar os poderes de investigação criminal, assim definidos pela Convenção contra a Cibercriminalidade, bem como os instrumentos de assistência mútua.

Em junho deste ano, o texto deverá ser examinado com vistas à adoção, pelo Comitê Europeu sobre Problemas Criminais (CDPC), e após, pelo Comitê de Ministros.

A íntegra do Protocolo pode ser obtida aqui, no formato PDF, em inglês.

 é advogado, diretor de Internet do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI), membro suplente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e responsável pelo site Internet Legal (http://www.internetlegal.com.br).

Revista Consultor Jurídico, 23 de maio de 2002, 15h09

Comentários de leitores

0 comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada.