Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Justiça eletrônica

STJ lança em setembro Revista Eletrônica de Jurisprudência

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, assinou a criação da Revista Eletrônica da Jurisprudência do STJ. A revista estará no site do tribunal (www.stj.gov.br) e será lançada no dia 1º de setembro.

O teor de todos os acórdãos do STJ estará em formato texto. Os documentos apresentados nesta página poderão ser utilizados nos processos, porque terão a autenticação do tribunal. O ministro Fontes de Alencar, diretor do Gabinete da Revista do STJ, é quem vai coordenar a implantação que o tribunal oferece a seus usuários.

Nilson Naves diz que a medida vai contribuir para baixar o custo das ações judiciais. A economia de tempo e dinheiro será uma das grandes vantagens. Os profissionais do Direito de todo o País não precisarão mais se dirigir ao STJ para solicitar cópias autenticadas das decisões - tudo poderá ser feito pela internet.

Em 2001, o STJ julgou 198.613 processos. Desse total, 43.454 decisões foram proferidas durante as sessões de julgamento (que produzem acórdãos) e 155.159 monocráticas (decisões por despachos individuais). Em um ano, o tribunal produziu mais de 40 mil acórdãos, desses 31.092 já publicados e disponibilizados no link Inteiro Teor do Acórdão no site do Tribunal.

Entre janeiro e maio de 2002, foram distribuídos aos 33 ministros 64.041 processos. Os membros do STJ proferiram 48.120 despachos e, em sessão, julgaram 20.315. Portanto, somente no início de

2002, o tribunal está publicando mais de 20 mil acórdãos, além dos que restaram de 2001.

Os votos e relatórios das decisões das Turmas, Seções e Corte Especial, serão disponibilizados às coordenadorias de cada órgão julgador por meio eletrônico. Após a confirmação das publicações no Diário da Justiça, os documentos serão disponibilizados na página da Revista Eletrônica como a jurisprudência oficial do STJ e poderão ser acessados no site do tribunal.

Leia a íntegra do Ato:

ATO Nº 88, de 14 de junho de 2002

Cria a Revista Eletrônica da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições regimentais, resolve:

Art. 1º - Criar a Revista Eletrônica da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Art. 2º - O inteiro teor do acórdão será disponibilizado, em formato texto, no site do STJ, na página da Revista Eletrônica da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça a partir de 1º de setembro de 2002.

Art. 3º - O controle dos documentos eletrônicos, para efeito de publicação do inteiro teor do acórdão, deverá ser efetuado pelo módulo de Livro Eletrônico do Sistema Integrado da Atividade Judiciária.

Art. 4º - Os Gabinetes dos Ministros deverão disponibilizar para as Coordenadorias dos órgãos julgadores os relatórios, votos e acórdãos, também por meio eletrônico.

§ 1º - Todos os documentos elaborados para disponibilização no inteiro teor deverão estar no formato A4 e programação gráfica padronizada no Sistema Integrado da Atividade Judiciária.

§ 2º - O relatório e o voto do acórdão já disponibilizados para as Coordenadorias, e ainda não publicados no Diário da Justiça, deverão ser enviados eletronicamente, pelos respectivos Gabinetes, que responderão pela sua liberação.

Art. 5º - O envio de acórdão para publicação, a partir de 15 de agosto de 2002, somente ocorrerá quando todos os documentos estiverem disponibilizados no Sistema Integrado da Atividade Judiciária.

Parágrafo Único - As eventuais pendências serão dirimidas pelo Ministro-Presidente do órgão julgador.

Art. 6º - As Coordenadorias, ao confirmarem a publicação do acórdão, disponibilizarão o inteiro teor na Revista Eletrônica da Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Art. 7º - A nova sistemática de elaboração e disponibilização do inteiro teor do acórdão deverá ser adotada em todas as unidades envolvidas neste processo de trabalho.

Art. 8º - Caberá ao Ministro-Diretor da Revista supervisionar a implementação do repositório oficial no site.

Art. 9º - Este Ato entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Ministro Nilson Vital Naves

Presidente

Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2002, 19h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/06/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.