ConJur e IBCJ entram em mutirão de apoio às vítimas de enchentes no RS
6 de maio de 2024, 12h15
A revista eletrônica Consultor Jurídico e o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) entraram no mutirão para apoiar a campanha de solidariedade às populações atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os esforços envolvem arrecadação e envio de mantimentos.

RS enfrenta estado de calamidade pública devido a enchentes em diversas cidades
A iniciativa foi lançada pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e articulada com a Defensoria Pública do RS e o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães. Também conta com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia Rodoviária, da Receita Federal e da Grande Loja Maçônica do Estado de SP.
Os produtos arrecadados vêm sendo enviados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira remessa de mantimentos, equipamentos e instrumentos ao RS aconteceu no último sábado (4/5).
Além de lanternas, pilhas e coletes salva-vidas, estão sendo feitas doações em dinheiro para a locação de caminhões de drenagem, para restabelecer o funcionamento de hospitais, escolas, dormitórios coletivos e outros edifícios usados para a emergência.
São aceitas também doações de água, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e roupa de cama e banho.
Pontos de coleta
Há dois pontos de coleta, ambos no bairro paulistano da Mooca: a Ibrachina Arena (Rua Borges de Figueiredo, 1.325) e a Garagem 55 (Rua Borges de Figueiredo, 1.089). O primeiro funciona das 8h às 22h. Já o segundo, das 12h às 20h.
O Rio Grande do Sul vive o maior desastre climático de sua história. O governo estadual decretou estado de calamidade pública na última quarta-feira (1º/5) devido às chuvas intensas que vêm causando enchentes em diversos municípios. Nesta segunda-feira (6/5), já estavam confirmados 83 mortes e 111 desaparecimentos.
Doações por Pix
Para facilitar a chegada do dinheiro a quem precisa, o governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul, por meio de uma chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38).
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. pic.twitter.com/M2I6zfsMNs
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) May 2, 2024
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!