Sentimento na tela

Entre quadros e processos: arte e advocacia preenchem a vida de José Maciel

Autor

15 de novembro de 2023, 7h43

Dividido entre livros, processos, tinta e quadros. Assim o advogado José Maciel passou grande parte de sua vida. Doutor Maciel, como é conhecido, é especialista em Direito do Trabalho, presidente da Advocacia Maciel e, nas horas vagas, pintor.

Aos 83 anos, a lista de feitos é longa: Maciel é membro da Academia Brasiliense de Letras, da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados do Brasil além de ser considerado uma das 2.000 personalidades do século 21 pelo livro “Outstanding people of the 20th century”, de Cambridge. E para além do direito, tem uma paixão: a arte.

“A pintura para mim é uma coisa que não preciso aprender porque ela sai de dentro, como se eu precisasse colocar na tela algum sentimento interno. Da mesma forma nunca aprendi bateria, mas toco com um sentimento que sinto que preciso expressar”, afirma.

José Maciel, 83 anos, ao lado painel que pintou para o Instituto Geográfico de Brasília

São mais de mil obras pintadas ao longo da vida. Com linhas, traços e muitos ângulos, as obras são inspiradas principalmente nos movimentos expressionista e cubista, este último movimento encabeçado por um dos grandes musos inspiradores de Maciel, Pablo Picasso.

“Nunca existiu alguém tão genial. É como Pelé no futebol. A arte dele era algo que vinha de dentro”, diz.

O interesse pela pintura começou cedo. Quando criança, frequentava o ateliê do mestre Iberê Camargo — pintor, desenhista e professor brasileiro —, e com ele até chegou a fazer dois quadros, a quatro mãos. O artista era amigo do pai de José, que também pintava por amor e advogava por profissão.

Ele foi interno no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, em Nova Friburgo (RJ). Lá também estudou pintura e, como distração, pintava muito.

A paixão pelos pincéis já rendeu duas exposições na cidade onde mora, em Brasília (DF). Em 2022, foi convidado para exibir suas obras no Centro Cultural Oscar Niemeyer e, em 2023, no shopping Casa Park. Enquanto o terceiro evento não acontece, ele continua pintando.

Autores

Tags:  

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!