Ideologias complicadas

Mais de um terço dos americanos quer um regime totalitário

Autor

13 de novembro de 2023, 10h49

Uma pesquisa do Public Religion Researh Institute (PRRI), um instituto que conduz pesquisas sobre religião, valores americanos e políticas públicas, trouxe uma informação preocupante: mais de um terço dos eleitores (38%) prefere um regime totalitário de governo, com Donald Trump.

Freepik
Ditadura militar, Exército, totalitarismo

Esse resultado da pesquisa coincide com manifestações pró-totalitarismo do ex-presidente em seus últimos comícios. Por exemplo, Trump disse que irá usar o Departamento de Justiça para processar alguns de seus oponentes políticos, investigar os procuradores e promotores “marxistas” (na verdade, democratas) que o processaram e substituir todos os burocratas desleais por funcionários mais sintonizados com suas políticas.

A favor do autoritarismo

Responderam “sim” à declaração da pesquisa que se referiu diretamente à questão do autoritarismo e que distinguiu os entrevistados por partido político (republicanos, democratas e independentes) e por religião:

“As coisas nos EUA perderam o rumo e nós precisamos de um líder forte, que seja capaz de violar as regras para colocar o país na direção certa”.

Por partido político
Eleitores em geral38%
Republicanos48%
Democratas29%
Independentes*38%
Por religião
Católicos latinos51%
Sem religião38%
Evangélicos brancos37%
Protestantes brancos37%
Religiosos não cristãos37%
Católicos brancos36%
Protestantes negros35%

* Independentes significa sem partido.

A pesquisa indica que 38% dos entrevistados são a favor de um regime totalitário de governo, 59% são contra e 3% não têm opinião. Também são a favor do totalitarismo 53% dos telespectadores que confiam na Fox News e 52% em outras emissoras da “extrema direita”, 32% dos que confiam em emissoras moderadas e progressistas e 40% dos que não confiam em emissora alguma.

Entre os republicanos favoráveis a um regime totalitário, 54% gostariam que o presidente fosse Donald Trump e 32% prefeririam outro presidente.

A favor da violência política

A pesquisa também mostrou que 23% dos eleitores acreditam que a violência política pode ser justificável, porque “os verdadeiros patriotas devem usar esse recurso para salvar o país”. Os dados obtidos foram comparados com uma pesquisa de 2021. Responderam “sim” à declaração:

“A violência política pode ser necessária como uma resposta à direção que o país tomou”:

Ano20212023
Por partido político
Eleitores em geral15%23%
Republicanos28%33%
Independentes13%22%
Democratas7%13%
Por religião
Evangélicos brancos24%31%
Protestantes brancos18%25%
Católicos latinos17%21%
Católicos brancos16%20%
Protestantes negros12%24%
Sem religião12%23%
Religiosos não cristãos9%23%

Republicanos que apoiam Trump (41%) são quase três vezes mais favoráveis do que os que não apoiam o ex-presidente (16%) à ideia de que “os verdadeiros patriotas devem recorrer à violência para salvar o país”.

Eleitores que acreditam que a eleição presidencial de 2020 foi roubada de Trump são mais de três vezes mais favoráveis do que os que não acreditam na “Grande Mentira” ao recurso da violência (46% a 13%, respectivamente).

Mordaça na imprensa

Uma pesquisa conduzida pela American National Election Studies mostrou o nível de preocupação dos eleitores com a possibilidade de o governo minar a capacidade da imprensa de exercer um controle sobre o poder do governamental: 75% dos liberais-democratas estão muito ou extremamente preocupados; 48% dos conservadores-republicanos não estão nada ou só um pouco preocupados.

Se a eleição fosse hoje

A praticamente um ano da eleição presidencial de 2024, os pesquisadores da PRRI também quiseram saber qual seria o voto dos eleitores por religião. Votariam no democrata Joe Biden ou no republicano Donald Trump? Resultado

ReligiãoEm BidenEm Trump
Média de todas elas*48%46%
Protestantes negros79%16%
Sem religião67%29%
Religiosos não cristãos63%28%
Protestantes brancos38%57%
Católicos brancos37%59%
Evangélicos brancos17%76%

* Os maiores pesos na balança aqui são, portanto, os protestantes negros democratas contra os evangélicos brancos republicanos.

Aceitação versus rejeição

Biden e Trump empatam em uma coisa: o índice de aceitação a um ou a outro é menor do que o índice de rejeição: na média geral, 37% apoiam Biden e 60% o rejeitam; 33% apoiam Trump e 63% o rejeitam. Por partido, Biden é bem-visto por 80% dos democratas, 30%  dos independentes e 6% dos republicanos. Trump, por sua vez, é bem-visto por 69% dos republicanos, 31% dos independentes e também por 6% dos democratas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!