legado de Curitiba

STF suspende ação penal contra diretor do Instituto Lula e Palocci

Autor

14 de fevereiro de 2023, 13h26

Como os elementos de prova obtidos pela "lava jato" já foram declarados imprestáveis pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski determinou, na última sexta-feira (10/2), a suspensão de uma ação penal contra Paulo Okamotto, um dos diretores do Instituto Lula. A decisão se estende a outros corréus, dentre eles o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Reprodução
Decisão atende a pedido da defesa de Paulo Okamotto, diretor do Instituto LulaReprodução

A ação tramitava na 10ª Vara Federal Criminal de Brasília e envolvia supostas doações ilícitas feitas pela construtora Odebrecht ao instituto. A defesa de Okamotto pedia a extensão de uma decisão que havia suspendido a ação penal sobre o caso com relação a outros investigados.

Lewandowski lembrou que o STF já proibiu o uso de elementos obtidos por meio do acordo de leniência da Odebrecht como prova. A ação penal em questão se baseava em provas do tipo.

O ministro ressaltou que tais materiais foram contaminados pela 13ª Vara Federal de Curitiba, onde a demanda tramitava originalmente, devido à sua "manipulação inadequada", à incompetência do Juízo e à suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão
Rcl. 43.007

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!