Democracia Inabalada

STF lança livro e documentário sobre ataques antidemocráticos de 8/1

Autor

30 de agosto de 2023, 7h49

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, lançará nesta quarta-feira (30/8) um livro e um documentário sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano, em que os edifícios-sede dos Três Poderes da República (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF) foram brutalmente vandalizados.

Joedson Alves/Agência Brasil
Material registra a reação do Judiciário e da opinião pública aos atos de vandalismo
Joedson Alves/Agência Brasil

De acordo com o Supremo, o documentário Democracia Inabalada relembra, por meio dos depoimentos de ministros, servidores e colaboradores da corte, a perplexidade diante do ataque e as etapas do esforço de recuperação do prédio em apenas três semanas. Com imagens inéditas de áreas atacadas, a obra registra ainda a união tanto interna quanto da opinião pública em torno da defesa da democracia.

Já o livro é dividido em oito capítulos, que relatam a história do edifício-sede da Suprema Corte, a invasão do prédio, as medidas adotadas para a reconstrução, a restauração das obras de arte destruídas, a campanha #DemocraciaInabalada e a sessão de abertura do ano judiciário com o Plenário reconstituído.

A obra traz também relatos de ministros, servidores e colaboradores entrevistados para o documentário, além de uma galeria de fotos da destruição e reconstituição dos espaços atingidos pelos vândalos.

O evento de lançamento será às 18h30, no Museu Ministro Sepúlveda Pertence, na sede do Supremo. A versão inédita do documentário será exibida no dia 3 de setembro, às 22h, na TV Justiça. A versão digital do livro estará disponível no site do STFCom informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!