Entidades repudiam

MP não identifica apologia ao nazismo por bolsonaristas de Santa Catarina

Autor

3 de novembro de 2022, 16h27

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Santa Catarina informou que não identificou intenção de fazer apologia ao nazismo por parte de bolsonaristas da cidade de São Miguel do Oeste.

Reprodução/Twitter
Bolsonaristas fizeram saudação nazista em São Miguel do Oeste (SC)
Reprodução / Twitter

Os militantes se tornaram tema do noticiário nacional nos últimos dias graças a um vídeo que viralizou que mostrava uma multidão fazendo a saudação nazista.

Segundo o MP-SC, o Gaeco analisou imagens e conversou com testemunhas em apuração preliminar e não encontrou motivação nazista. 

"Segundo o apurado, o gesto realizado pelos manifestantes foi executado após serem conclamados pelo locutor do evento, empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa a sua frente ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de 'emanar energias positivas'. O relato foi confirmado por policial que acompanhava a manifestação, bem como por diversos repórteres que estavam no evento", informou o MP-SC por meio de nota. 

Entidades repudiam gesto
Apesar da conclusão preliminar do MP-SC, o gesto foi repudiado por entidades e pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. A Confederação Israelita do Brasil condenou o episódio. "As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição", diz trecho de nota divulgada pela entidade.

Já o embaixador da Alemanha no Brasil afirmou que o uso de símbolos nazistas e fascistas por "manifestantes" claramente de extrema direita é profundamente chocante. 

"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", afirmou o diplomata.

A embaixada de Israel  no país também divulgou comunicado em que condena qualquer forma de referências nazistas no Brasil e em geral. "Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes", diz trecho do comunicado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!