Saída diplomática

Após reunião no STF, Fachin conta que Bolsonaro disse que eleição 'acabou'

Autor

1 de novembro de 2022, 18h56

O Supremo Tribunal Federal se manifestou após o pronunciamento de Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º/10). Em nota oficial, a corte afirmou que o presidente, derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de domingo (30/10), reconheceu o resultado das urnas "ao determinar o início da transição".

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Após pronunciamento, Bolsonaro
foi ao STF reunir-se com ministros 
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ainda segundo a nota, o STF também "consigna a importância do pronunciamento do presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios". 

Logo após a publicação da nota, Bolsonaro foi ao STF para se reunir com os ministros. 

A reunião ocorreu a portas fechadas no gabinete da presidente da corte, ministra Rosa Weber. Além dela, estavam presentes o decano Gilmar Mendes, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça. Compareceu também o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

A reunião durou cerca de uma hora e Bolsonaro não deu entrevista ao sair. O Supremo, em novo pronunciamento institucional, afirmou que "tratou-se de uma visita institucional", em que foi ressaltada a "importância da paz e da harmonia para o bem do Brasil".

O único ministro a falar com a imprensa foi Fachin. Durante o trajeto de saída, ele afirmou que "o presidente da República utilizou o verbo acabar no passado. Ele disse acabou. Portanto, olhar para a frente".

Conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, os ministros do STF recusaram o convite de Bolsonaro para uma reunião até que ele reconhecesse o resultado das urnas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!