Informações trocadas

Ministério da Justiça cria rede policial de combate à corrupção

Autor

16 de maio de 2022, 21h43

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta segunda-feira (16/5) uma portaria que institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor).

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministério da Justiça e Segurança Pública quer fortalecer combate à corrupçãoFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O objetivo da medida é estimular o intercâmbio de informações das Polícias Federal e Civis com os demais órgãos públicos e entidades atuantes no combate à corrupção.

A ideia é fortalecer as unidades de polícia judiciária especializadas no tema que tenham interesse em aderir à iniciativa, por meio de boas práticas, capacitação integrada e um ambiente seguro para compartilhamento de experiências.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública e outros órgãos públicos também poderão participar das ações da Renaccor como observadores. Nesse caso, poderão apresentar propostas para fortalecer as unidades de polícia especializadas.

Já a Secretaria Nacional de Justiça ficará responsável pela coordenação das atividades da rede e poderá firmar acordos específicos de parceria para alcançar os objetivos.

Além do intercâmbio de informações, a Renaccor trabalhará na capacitação dos integrantes das unidades, na integração das polícias judiciárias para prevenção à corrupção e no impedimento de atuações externas que possam prejudicar investigações criminais relacionadas.

Os órgãos aderentes e os observadores deverão designar representantes para atuar nas unidades, elaborar estudos, fomentar debates e encaminhar relatórios periódicos com dados e avaliações estatísticas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!