Novo no front

General Lúcio Mário de Barros Góes é eleito presidente do Superior Tribunal Militar

Autor

11 de maio de 2022, 13h32

O general Lúcio Mário de Barros Góes foi eleito novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM) nesta terça-feira (10). A posse do ministro está prevista para o dia 4 de agosto.

Divulgação
General Lúcio Mário de Barros Góes é o novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM) Divulgação

A votação ocorreu de maneira digital e secreta entre os 15 ministros da Corte, responsável por julgar crimes militares. "Sei que poderei contar com o apoio dos ministros desta Casa, dos juízes federais da Justiça Militar e dos servidores desta justiça especializada", afirmou o novo ministro após a eleição.

Aos 73 anos, o militar irá substituir o general Luiz Carlos Gomes Mattos que, em abril, criticou a presença das Forças Armadas fora da sua atuação normal, tanto em missões humanitárias em território nacional ou em apoio a missões da ONU quanto em operações de garantia da lei e da ordem (GLOs).

Em entrevista exclusiva à ConJur, o ex-presidente do STM afirmou que o cenário "propiciou o incremento no cometimento dos crimes militares".

Novo presidente
Natural de Recife, Lúcio Mário de Barros Góes concluiu curso de oficial de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1971, e foi promovido a general em 2010.

Ele comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, e foi adido do Exército na Embaixada do Brasil na França. Também foi credenciado junto à Embaixada da Bélgica.

Como oficial general, comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), a 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, em Recife (PE). Sua última comissão foi a de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, em Brasília.

Nomeado ministro do STM em novembro de 2012, o general tomou posse em dezembro do mesmo ano. Em fevereiro de 2017, foi eleito vice-presidente da Corte para o Biênio 2017/2019.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!