Agenda 2030

Judiciário abraçou causa ambiental, mas sociedade ainda não, diz Alexandre

Autor

29 de junho de 2022, 12h50

"O Poder Judiciário abraçou a causa do meio ambiente, como havia abraçado a causa da defesa do consumidor. O povo brasileiro, nem tanto."

ConJur
ConJurMesa debateu mudanças climáticas e metas da Agenda 2030

Essa é a avaliação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal que participa de mesa redonda no X Fórum Jurídico de Lisboa nesta quarta-feira (29/6). O tema do debate era "Mudanças climáticas: meta da agenda 2030".

"Quando há uma catástrofe, as pessoas se unem em torno desse tema, mas no dia a dia isso não acontece. E isso não é culpa das pessoas, afinal, com 33 milhões de pessoas passando fome, o meio ambiente não é prioridade", pontuou o ministro em sua fala.

"Grandes lideranças do agronegócio, tão importante para nosso país, dizem que a sustentabilidade é fundamental, até para a preservação do negócio, mas na base da população esse discurso se perde", avaliou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão, em sua fala, chamou atenção para a importância do tema da preservação ambiental, destacando o papel do Judiciário e citando precedentes do STF e do STJ. Clique aqui para ler a íntegra da fala de Salomão.

Compuseram a mesa, ainda, o também ministro do STJ Mauro Campbell Marques; Fábio Galindo, presidente do Conselho de Administração da Future Carbon Group; Elton Leme, desembargador do TJ-RJ e presidente do TRE-RJ; Sandra Boccia, diretora editorial do Núcleo de Negócios da Editora Globo e idealizadora da plataforma Um Só Planeta; e Carlo Linkevieius Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

O X Fórum Jurídico de Lisboa é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e conta com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Veja outras fotos da mesa:

ConJur
ConJurFabio Galindo, Mauro Campbell Marques, Luís Felipe Salomão, Sandra Boccia, Alexandre de Moraes, Elton Leme e Carlo Linkevieius Pereira na mesa "Mudanças climáticas: metas da agenda 2030" no X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurFabio Galindo, Mauro Campbell Marques, Luís Felipe Salomão, Sandra Boccia, Alexandre de Moraes, Elton Leme e Carlo Linkevieius Pereira na mesa "Mudanças climáticas: metas da agenda 2030" no X Fórum Jurídico de Lisboa

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!