Ordem jurídica em transformação

Veja fotos da abertura do Fórum Jurídico de Lisboa de 2022

Autor

27 de junho de 2022, 8h39

Representantes do Judiciário e Legislativo de Brasil e Portugal participam da abertura do Fórum Jurídico de Lisboa nesta segunda-feira (27/6).

Estiveram presentes o professor e constitucionalista Blanco de Morais; Paula Vaz Freire,diretora da FDUL; o ex-primeiro ministro de Portugal e ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso; além do presidente do Senado no Brasil Rodrigo Pacheco; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luís Felipe Salomão; e Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe).

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, estava com Covid, e por isso abriu o evento por vídeo.

Em seu discurso, o ministro Luís Felipe Salomão recitou um poema de Fernando Pessoa para introduzir o tema das transformações, que será abordado no seminário. Segundo Salomão, o Fórum é "uma jornada pelo conhecimento e pela troca construtiva de ideias, cujo motor fundamental é tentar construir um mundo melhor para as futuras gerações". Clique aqui para ler a íntegra do discurso do ministro.

Veja as fotos a seguir:

ConJur
ConJurMesa de abertura no X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurPlateia na abertura do X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurFórum Jurídico de Lisboa reúne representantes de Brasil e Portugal
ConJur
ConJurGilmar Mendes, decano do STF, fala na abertura do Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurMinistros prestigiam abertura do X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurA plateia na abertura do Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurMinistro Ricardo Lewandowski no X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurMinistro Luís Roberto Barroso fala no primeiro dia do X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurAutoridades em debate do Fórum Jurídico tratam de situações de crise
ConJur
ConJurEx-presidente da OAB Marcus Vinicius Furtado Coêlho participa do Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurDebate sobre jurisdição e escrutínio do mérito administrativo
ConJur
ConJurMinistros do STJ participam de debate no X Fórum Jurídico de Lisboa

O Fórum de Lisboa chega à sua décima edição neste ano. Organizado pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o evento deste ano acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês junho, sob o mote principal "Governance da Ordem Jurídica em Transformação".

Desde esta segunda, acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada estão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, para dialogar sobre desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. Também haverá transmissão de forma online.

O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater grandes questões do Direito no Estado contemporâneo. Em sua décima edição, será abordado um panorama sobre os principais conceitos relacionados à governança, incluindo subtemas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global e sistemas de governo; transformações econômicas globais, meio ambiente e sustentabilidade; novas tecnologias e desafios do Estado regulador.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!