FÓRUM JURÍDICO DE LISBOA

Judiciário deve estar pronto para pautar mudanças climáticas, diz Salomão

Autor

29 de junho de 2022, 18h08

O Judiciário precisa estar preparado para lidar com questões cada vez mais em voga no século 21, como as mudanças climáticas e o direito ao saneamento básico. É o que defende Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Divulgação
Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça Reprodução

O magistrado é um dos participantes do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

"Como o Judiciário está se preparando para lidar com temas importantes para a nossa e as futuras gerações, incluindo o saneamento e a sustentabilidade?", questiona Salomão.

Para o ministro, esses são assuntos para os quais os magistrados precisam estar especialmente preparados e atentos às evidências científicas.

"São temas que estão umbilicalmente vinculados. A questão climática está interligada com o tema do saneamento, com a qualidade de vida e tem impacto sobre a migração das pessoas de um continente para outro, por exemplo", analisa Salomão.

"Esses são os temas para os quais o Judiciário tem que estar preparado com base em dados, em pesquisa", diz à ConJur. "A atuação do Judiciário tem que fazer com que a vida das pessoas melhore, não o contrário."

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!