Fórum Jurídico de Lisboa

Ex-presidente destaca papel da OAB na defesa da democracia

Autor

29 de junho de 2022, 20h09

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nunca foi omissa na defesa da democracia ao longo da história do país e, nas eleições deste ano, não será diferente.

Acervo pessoal
Marcus Vinicius Furtado Coêlho, advogado e ex-presidente do Conselho Federal da OAB Acervo pessoal

É o que afirma Marcus Vinicius Furtado Coêlho, advogado e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, que participou do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

O advogado destacou o papel da OAB no combate à ditadura do Estado Novo (1937-1945), na redemocratização do Brasil e na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1985.

"Neste ano, o Brasil tem um encontro marcado com a sua história, a democracia e a realização de eleições livres e transparentes", disse Coêlho à ConJur. "A OAB novamente estará à disposição da sociedade brasileira".

Em abril, a instituição firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ajudar no enfrentamento da desinformação durante as eleições e no fortalecimento da confiança no processo eleitoral.

Para Coêlho, o Poder Judiciário tem dado contribuições "muito firmes" na defesa da democracia, principalmente no que diz respeito às garantias constitucionais do cidadão e as prerrogativas dos advogados.

O X Fórum Jurídico de Lisboa conta com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!