Tem que adiar

TJ-SP confirma prorrogação de prazos após problemas no sistema SAJ

Autor

22 de julho de 2022, 9h54

Em razão dos problemas técnicos registrados na consulta processual do Tribunal de Justiça de São Paulo entre segunda (18/7) e quarta-feira (20/7), a presidência e a corregedoria-geral de Justiça divulgaram um comunicado sobre a contagem dos prazos processuais neste período.

Brian Jackson
Brian JacksonTJ-SP confirma prorrogação de prazos após problemas técnicos no sistema SAJ

De acordo com o comunicado, os prazos processuais, nos processos físicos e digitais, nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2022, devem ser considerados nos termos abaixo:

Dia 18/7/2022
Primeiro e segundo graus e Colégio Recursal: prorrogação do termo final dos prazos para o dia útil seguinte à normalização.

Dia 19/7/2022
Primeiro grau: contagem regular dos prazos.
Segundo grau e Colégio Recursal: suspensão dos prazos.

Dia 20/7/2022
Primeiro grau: 
prorrogação do termo final dos prazos para o dia útil seguinte à normalização.
Segundo grau e Colégio Recursal: contagem regular dos prazos.

Ainda segundo o comunicado, fica ressalvada a análise, pelos magistrados, na via jurisdicional, da incidência dos artigos 221 e 223 do CPC. O artigo 221 suspende o curso do prazo por obstáculo criado em detrimento da parte, devendo o prazo ser restituído por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

Já o artigo 223 estabelece que, decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado à parte provar que não o realizou por justa causa.

Problemas no SAJ
O TJ-SP afirmou que os problemas no SAJ decorreram da migração de data center e de atualizações do sistema judicial, "medidas imprescindíveis à manutenção, melhoria e eficiência dos serviços online". Tanto a OAB-SP quanto a Procuradoria-Geral de Justiça pediram a suspensão dos prazos durante o período de instabilidade no sistema.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!