Sem comercialização

Juiz afasta ICMS sobre paletes usados para transporte de produtos

Autor

15 de janeiro de 2022, 12h45

Bens destinados ao consumo ou ao ativo fixo do estabelecimento não são mercadorias. Dessa forma, a 1ª Vara de Monte Mor (SP) afastou a incidência do ICMS sobre paletes — estrados de madeira — e outros materiais usados para transporte de mercadorias por uma indústria produtora de papel, papelão e embalagem.

Pixabay
Paletes protegiam mercadorias durante transporte e não eram vendidosPixabay

A companhia foi multada pelo Fisco estadual por não ter recolhido ICMS sobre as estruturas auxiliares. "Eles são utilizados para proteger os produtos oriundos do papelão, como [se fosse] uma embalagem de transporte, e não uma de venda", explica a advogada Selma Cristina Ortiz Santos da Silva, do escritório responsável pelo caso, Esturilio Advogados.

O juiz Gustavo Nardi considerou que os paletes "se esgotam de forma imediata e integral durante o processo produtivo, não incorporando o bem finalmente produzido sob nenhum aspecto".

A Fazenda estadual também foi condenada a recalcular, com aplicação da taxa Selic, os acréscimos financeiros e a taxa de juros do programa especial de parcelamento (PEP) do ICMS celebrado pela autora. Isso porque é "ilegal a cobrança dos encargos em montante superior aos juros moratórios estabelecidos pela União na cobrança de seus créditos", como vinha sendo feito.

Clique aqui para ler a decisão
1002288-54.2020.8.26.0372

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!