atraso na entrega

Justiça afasta tributação de indenização de cláusula penal em contrato imobiliário

Autor

23 de fevereiro de 2022, 21h56

Ao não conhecer de um pedido de uniformização de jurisprudência, a Turma Nacional de Uniformização manteve a isenção de imposto de renda sobre uma multa relativa a cláusula penal de um contrato de aquisição de um apartamento.

Tingey Injury Law Firm/Unsplash
Tingey Injury Law Firm/Unsplash

Um homem firmou contrato de compra e venda com uma incorporadora. Após o atraso na entrega da obra, ele recebeu uma indenização sobre o valor até então pago, referente a uma cláusula penal.

Porém, no pagamento da penalidade, a incorporadora entendeu que a verba estaria sujeita à tributação, e assim efetuou a retenção do imposto de renda.

Patrocinado pelo escritório Saraiva Advogados Associados, o comprador ajuizou ação de restituição fiscal, para recuperar o imposto pago sobre a indenização.

A defesa alegou que a verba indenizatória referente à cláusula penal visava repor o patrimônio do contratante lesado na obrigação. Já a União argumentou que a indenização corresponderia a lucros cessantes, decorrentes do período em que o imóvel deixou de ser alugado.

A 2ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR) entendeu que o Fisco não refutou o caráter indenizatório da verba. Se a quantia fosse lucro cessante, a União deveria ter comprovado que o imóvel se destinava à locação, o que não ocorreu. Assim, o montante não configuraria acréscimo patrimonial sujeito à tributação. A sentença foi mantida pela Turma Recursal do Paraná.

Ao recorrer à TNU, a União apontou um julgamento do Superior Tribunal de Justiça, ocorrido em 2005 (REsp. 637.623). No entanto, o juiz relator Francisco Glauber Pessoa Alves observou que o caso discutido no STJ se referia ao pagamento de gratificação a empregado, na ocasião da rescisão, por reconhecimento aos serviços prestados.

"A solução trazida foi construída com a análise de verba distinta", constatou o magistrado. Assim, haveria "manifesta discrepância" com o caso concreto. Por isso, o pedido de uniformização não foi conhecido. Seu voto foi acompanhado por unanimidade.

Clique aqui para ler o voto do relator
5013466-82.2019.4.04.7009

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!