Da lama ao caos

Mulher prejudicada por rompimento de barragem deve receber auxílio

Autor

25 de agosto de 2022, 8h44

Por entender que existe perigo de dano irreversível ou de difícil reparação, o juízo da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais negou provimento a recurso impetrado pela Fundação Renova contra decisão que determinou o restabelecimento do pagamento do Auxílio Financeiro Emergencial a uma mulher que teve a renda comprometida pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG). 

Reprodução/TV Globo
Mulher perdeu fonte de renda após rompimento de barragem em Mariana
Reprodução/TV Globo

A decisão confirmada determinou que o pagamento do auxílio à autora da ação fosse retomado em até cinco dias úteis, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil.

No recurso, a Fundação Renova alegou que a reclamante não faz jus ao benefício, uma vez que os documentos e dados apresentados não são suficientes para comprovar o comprometimento de sua renda e a interrupção de suas atividades por causa do rompimento da barragem. 

O relator da matéria, desembargador Domingos Coelho, apontou que os documentos dos autos dão conta de que a autora trabalhava na extração de areia e ouro, atividade exercida justamente na área atingida pelo rompimento da barragem.

"No caso em tela, em título de cognição sumária, restou configurado o prejuízo sofrido pela agravada ante a demonstração de perda de renda, o que recomenda a concessão do auxílio financeiro emergencial, tanto que o mesmo já havia sido concedido, e posteriormente unilateralmente cancelado", registrou ele, ao negar provimento ao recurso. O entendimento do relator prevaleceu. 

O advogado da autora, Leonardo Rezende, celebrou a decisão. "A Fundação Renova — que  foi criada para reparar danos causados pelo desastre da Samarco —, vem adotando medidas ilegais que prejudicam os atingidos pelo desastre. Correta a decisão do Tribunal que mantém decisão de primeira instância para restabelecer o pagamento emergencia", declarou ele.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 1.0000.22.006898-5/001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!