Decano afastado

STJ renova licença de Felix Fischer até 10 dias antes de aposentadoria

Autor

1 de agosto de 2022, 15h00

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça aprovou, nesta segunda-feira (1º/8), a prorrogação da licença médica do ministro Felix Fischer. Ele permanecerá afastado do tribunal até pelo menos 21 de agosto, dez dias antes da data de sua aposentadoria compulsória.

Gustavo Lima
Decano do STJ, ministro Felix Fischer completa 75 anos em 30 de agosto
Gustavo Lima

O decano da corte já está há mais de um ano longe da atividade jurisdicional. O afastamento atual começou em 2 de junho de 2021 e foi renovado outras três vezes desde então.

Em agosto de 2021, a corte convocou o desembargador Jesuíno Rissato, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, para substitui-lo na 5ª Turma e na 3ª Seção.

Fischer completa 75 anos em 30 de agosto, quando deverá deixar o cargo de ministro, abrindo uma nova vaga destinada a um representante da advocacia. Por definição constitucional, o STJ é composto por 33 membros: 11 egressos da Justiça Estadual, 11 da Justiça Federal e os outros 11 da advocacia e do Ministério Público.

Antes disso, Fischer ficou afastado entre julho de 2019 a março de 2020, período em que o colegiado chegou a convocar o desembargador Leopoldo Arruda, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O ministro se submeteu a tratamento para embolia pulmonar. Já em agosto de 2020, precisou fazer cirurgia de urgência, ficou internado e foi novamente afastado. Desde a reta final de do primeiro semestre de 2021, sua presença nos julgamentos passou a ser cada vez menor.

Relator dos casos da "lava jato" na 5ª Turma, Fischer também integra a Corte Especial do STJ, que reúne os 15 ministros mais antigos. Nesse colegiado, tem sido substituído pela ministra Isabel Gallotti.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!