comissão eleitoral

Dora Cavalcanti deve suspender anúncios pagos na internet, alerta OAB-SP

Autor

25 de outubro de 2021, 19h42

Devido à propaganda irregular, a Comissão Eleitoral da OAB-SP expediu, na última sexta-feira (22/10), notificação de advertência à advogada Dora Cavalcanti, candidata à presidência da seccional. A determinação é para que a criminalista suspenda anúncios pagos, que mencionam a sua chapa no Google, Facebook e Instagram.

Alice Vergueiro/IBCCRIM
Dora Cavalcanti, candidata à presidência da seccional paulista da OAB
Alice Vergueiro/IBCCrim

A comissão ainda estipula que Dora não promova novas publicações do tipo, sob pena de multa de até dez anuidades. Além disso, a candidata deverá informar o valor gasto nas postagens e os dados dos responsáveis pelos pagamentos.

A decisão surge após uma representação movida pela criminalista Patrícia Vanzolini, adversária de Cavalcanti na corrida eleitoral. A advogada apontou que Dora teria pago para que o site de sua chapa aparecesse nas pesquisas do Google antes dos demais resultados — incluindo o site da própria OAB, que contém informações sobre o pleito.

Além disso, mais de R$ 17 mil já teriam sido gastos com propagandas no perfil de Cavalcanti no Facebook. Somados aos do Instagram, seriam 44 anúncios patrocinados pela sua chapa. Vanzolini indicou que as publicações começaram a ser pagas muito antes da abertura do período eleitoral.

O presidente da Comissão Eleitoral, Leandro Aguiar Piccino, ressaltou que é inadmissível qualquer tipo de propaganda paga no processo eleitoral da OAB: "É o que basta para o acolhimento da representação", pontuou.

Clique aqui para ler a decisão
Representação por propaganda irregular nº 5/2021

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!