Dora e Lazara

Eleição para presidência da OAB-SP terá primeira chapa feminina da história

Autor

27 de agosto de 2021, 19h24

Pela primeira vez na história, uma chapa com duas mulheres concorrerá à eleição para a presidência da OAB-SP, que acontece em novembro. A advogada Dora Cavalcanti é pré-candidata a presidente, ao lado da vice Lazara Carvalho.

Divulgação
Lazara Carvalho e Dora Cavalcanti
Divulgação

A criminalista Dora é conselheira do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e fundadora do Innocence Project Brasil, que busca reverter condenações de inocentes. Já Lazara foi vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da seccional e é co-fundadora do movimento "Elo", com atuação voltada a questões raciais.

A chapa busca trazer a representatividade feminina e negra nos espaços de poder da OAB. A presidência da seccional paulista nunca foi ocupada por nenhuma mulher ou pessoa negra. No último ano, o Conselho Federal da Ordem implementou cotas de 50% para mulheres e 30% para negros em todas as chapas.

"Eu abraço essa candidatura com a certeza de que precisamos sair da inércia. Queremos uma OAB atuante na defesa dos direitos humanos e das prerrogativas da advocacia. O respeito à pluralidade e à diversidade é um debate que se impõe na sociedade, e a OAB não pode ficar fora", afirma Lazara.

"Estamos construindo um projeto amplo que dialoga com a realidade e os anseios da nossa classe. Não basta incluir mulheres e negros apenas para cumprir a cota. Há muito que a OAB-SP deixou de representar o todo da advocacia paulista. Ter a Lazara nessa jornada é um passo importante para resgatar a vocação e a força da nossa ordem", acrescenta Dora.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!