Associação Ilegítima

Suspenso julgamento sobre liberação compulsória de adolescentes aos 21 anos

Autor

19 de outubro de 2021, 13h53

Após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi suspenso o julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade que questiona o período máximo de internação de adolescentes — três anos — e sua liberação compulsória aos 21 anos.

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Relatora, ministra Rosa Weber entendeu que associação de delegados não tem legitimidade para propor a ADI
Fellipe Sampaio/SCO/STF

O caso estava sendo apreciado pelo Plenário virtual da Corte, em sessão de julgamento iniciada na última sexta-feira (15/10). Até o pedido de vista, apenas a relatora do caso, ministra Rosa Weber, havia se manifestado. Ela votou pela extinção do feito sem resolução de mérito, pois a autora da ação, uma entidade de delegados de Polícia, não teria legitimidade ativa para propor a ADI.

 A ação foi proposta pela Associação dos Delegados de Polícia
do Brasil (Adepol), que impugnou o artigo 121 do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de seus parágrafos 3º, 4º e 5º. Essas normas determinam que "em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos" e que "a liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade".

Segundo a entidade, não há proporcionalidade entre o cometimento
de um crime hediondo e o limite estabelecido pelo ECA, o que afetaria não somente o nível de segurança da sociedade, mas também dos
próprios jovens alvos das normas impugnadas, pois delimitar um tempo
relativo à internação implicaria no fracasso em se alcançar os objetivos
propostos por tais medidas, acarretando violação do direito à proteção
integral. Assim, defende que, ouvido o Ministério Público, a autoridade judiciária competente deve se manifestar sobre a periculosidade do menor para que seja autorizada sua liberação.

A Adepol também pede a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos atacados, e, sucessivamente, a atribuição de interpretação conforme a Constituição, para que, nos casos de tortura, tráfico de drogas e crimes definidos como hediondos, sejam afastados o limite de três anos para internação de adolescentes e a liberação compulsória aos 21 anos.

O advogado-geral da União e o procurador-geral da República manifestaram-se pelo não conhecimento da ADI e, no mérito, pela improcedência do pedido.

Em seu voto, a ministra Rosa Weber entendeu que as normas questionadas não veiculam nenhum conteúdo diretamente ligado aos interesses funcionais da categoria representada pela Adepol. "Reconhecer-se, na hipótese, a legitimidade da Adepol-Brasil levaria à conclusão de que ela detém a prerrogativa de questionar toda e qualquer norma de conteúdo penal e processual penal do ordenamento jurídico brasileiro, mesmo em relação àquelas que não impactam diretamente nas atividades dos delegados de polícia", afirmou. Assim, entendeu que a associação não tem legitimidade para propor a ADI.

Clique aqui para ler o voto de Rosa Weber
ADI 3.859

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!