Portas fechadas

Extradição por fatos anteriores à Lei "anticrime" é limitada a 30 anos de prisão

Autor

19 de outubro de 2021, 18h11

Se os fatos sob investigação ocorreram antes de 24 de dezembro de 2019, data de sanção da Lei "anticrime" (Lei 13.964/2019), o acusado só pode ser extraditado se o Estado estrangeiro se comprometer a aplicar pena de prisão máxima de 30 anos.

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Ministra Rosa Weber disse que lei não pode retroagir para prejudicar réu
Fellipe Sampaio/STF

Esse foi o entendimento firmado nesta terça-feira (19/10) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal ao autorizar a extradição de um acusado de dois roubos para o Chile.

A Justiça chilena abriu ação penal contra o homem e ordenou sua prisão por dois roubos em Santiago. Como ele estava no Brasil, também pediu sua extradição.

Em fevereiro de 2021, a relatora do caso, ministra Rosa Weber, decretou a prisão preventiva do acusado para fins de extradição. A magistrada entendeu que a detenção era necessária para assegurar a eficácia do procedimento e evitar fuga. O suspeito foi preso em São Paulo.

Na sessão desta terça, os ministros da 1ª Turma concordaram em autorizar a extradição do réu para o Chile. Porém, houve divergência quanto à pena máxima que pode ser imposta ao acusado que será enviado para outro país. Antes da Lei "anticrime", o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não poderia ser superior a 30 anos. Tal norma elevou o teto para 40 anos.

Rosa Weber entendeu que a lei penal só pode retroagir para beneficiar o réu. Assim, como a nova norma, a Lei "anticrime", estabeleceu limite máximo de pena prisão de 40 anos, mais gravoso do que o anterior, de 30 anos, não pode ser aplicada ao chileno. Afinal, a lei entrou em vigor em 24 de dezembro de 2019, e ele é acusado de fatos ocorridos em 2016 e 2017. O voto da relatora foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Ficaram vencidos os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Eles avaliaram que a lei pode retroagir para alterar aspectos da execução da pena.

Extradição 1.652

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!