A advocacia está mesmo num beco sem saída?
5 de novembro de 2021, 12h22
Nesta sexta-feira (5/11) comemoram-se os aniversários de dois grandes e famosos advogados brasileiros: Rui Barbosa e Sobral Pinto. Isso poderia ser simples coincidência. Mas há um provérbio árabe afirmando: "Coincidências não existem. Coincidências são os dedos de Deus apontando o caminho".
Existe a Rua Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto nesta capital, no bairro da Ponte Rasa, cujo CEP é 03625-180. Morei próximo desse local há muitos anos e fiquei surpreso com a "homenagem", que nada tem a ver com advocacia.
Trata-se de um beco sem saída, com cerca de cem metros de comprimento. Não se consegue manobrar um carro no local, é uma rua estreita, com poucas casas do lado direito e uma alta parede no lado esquerdo, onde parece ser o fundo de um estabelecimento comercial.
Parece-me que o nome de Sobral Pinto merece outro endereço, de preferência por onde passem pessoas que tenham algo a ver com Direito e Justiça.
Como os leitores podem verificar, há pelo menos sete (dizem que é um número cabalístico) artigos ou matérias comentando o assunto:
1) Em 6/11/2004: A OAB e o Brasil se esqueceram de Sobral Pinto;
2) Em 4/11/2005: 5 de novembro é o dia do verdadeiro advogado;
3) Em 6/11/2006: Sobral Pinto deve ter seu nome em uma rua, não em beco;
4) Em 25/11/2006: OAB pede à prefeitura de São Paulo homenagem digna a Sobral Pinto;
5) Em 11/8/2007: Algumas razões para mudar o Dia do Advogado;
6) Em 5/11/2007: Dia do advogado deveria ser comemorado no dia 5 de novembro;
7) Em 1º/5/2015: Será que o Ibama pode proteger os advogados da extinção?.
Neste último escrevi:
"Há vários animais cujas espécies, ameaçadas de extinção pela ação predatória dos seres que se dizem humanos, merecem a proteção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Ibama. Só para nos limitarmos aos mais simpáticos, mencionamos a ararinha azul, o mico-leão-dourado e o jaboti.
Mas se o meu advogado/herói predileto, o Dr. Sobral Pinto, pediu ajuda à Associação Internacional Protetora dos Animais para salvar a vida de Harry Berger, não vejo problema em pedir ao Ibama que nos proteja diante das inúmeras tentativas feitas para eliminar a nossa profissão e, assim, a nossa espécie.
Depois de muitas pesquisas, apresentei uma proposta à OAB-SP para que pedisse ao então prefeito Gilberto Kassab a mudança de nome da Rua Taguá na Liberdade, por onde transitam milhares de estudantes de direito e muitos professores diariamente, que o nome fosse trocado por Rua Advogado Sobral Pinto.
Como sabemos, o prefeito tem essa prerrogativa pela lei orgânica do município, usada para dar o nome de Palestra Itália a uma parte da Rua Turiassú em homenagem ao futebol. Talvez entenda que jogadores merecem mais respeito que advogados. Políticos costumam ter razões que a própria razão desconhece…".
Creio que a OAB, pelo seu atual presidente (ou seu sucessor), pode fazer um novo pedido ao prefeito paulistano Ricardo Nunes. Ele é competente e estudou Direito na FMU, embora não tenha concluído o curso.
Mudar o nome da Rua Taguá não vai causar problema a ninguém: Taguá, palavra indígena , significa "areia amarela". Nada a ver com o local…
Não acredito que isso possa preocupar o sub-prefeito da Sé, coronel Marcelo Vieira Salles. A despesa implicará em troca de poucas placas. Por certo essa rua será visitada nos próximos dias pela nossa reportagem.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!