Consultor Jurídico

Ascensão e queda

Documentário mostra como Sergio Moro se tornou um "juiz acima da lei"

Como um juiz do interior do Paraná se transformou no símbolo do combate à corrupção passando por cima da lei e das garantias constitucionais?

Essa é a história que o jornalista Luis Nassif pretende recuperar com o documentário "Sergio Moro: a construção de um juiz acima da lei", divulgado no canal do GGN nesta terça-feira (9/2).

Desde a faculdade em Maringá até o notório punitivismo em sua atuação como juiz e sua nomeação para compor o governo de Jair Bolsonaro, o documentário registra "uma série de violações a direitos e garantias constitucionais que acompanharam Moro ao longo de sua trajetória na magistratura".

E essa trajetória, por sua vez, foi viabilizada pela hesitação do Supremo Tribunal Federal para condenar os abusos do ex-juiz, bem como pelo apoio massivo da imprensa nacional ao que se apelidou de "combate à corrupção", com interesses político-partidários. Esses pontos também são abordados no vídeo.

O documentário contém entrevistas exclusivas com Alberto Toron, Celso Tres, Cezar Roberto Bitencourt, Cristiano Zanin Martins, Fernando Augusto Fernandes, Geoffrey Robertson, Gerson Machado, Mário Magalhães e Michel Saliba.

Veja a íntegra do documentário:




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2021, 9h26

Comentários de leitores

19 comentários

"Comentários jurídicos"

Sidnei Santos (Advogado Autônomo)

É interessante como grassam nesse tipo de artigos, comentários de "juristas" totalmente alheios ao que seja o Direito. Uma retomada básica ao instituto do Estado Democrático de Direito se faz urgente, para que tenham em mente que o Estado jamais deve se corromper para julgar quem quer que seja.

A bandidágem não descansa

Vinicius D (Estudante de Direito)

De forma surreal vemos o quão impressionante é o empenho dessas força nefasta da criminalidade em nosso país, onde esses desgraçados, que parecem brotar do nada, se esforçam ferrenhamente em desconstruir e criminalizar a maior operação anticrime que já existiu. Os protagonistas da operação, sejam os procuradores ou juiz, lutavam contra o crime e a criminalidade; contra criminosos e não contra pessoas honestas. Mas, mesmo assim insistem em criminalizar os que combatem o crime e inocentar os criminosos. Esse país não tem jeito mesmo!

Ilegalidade no processo

Marcio Oliveira Sorocaba (Outros)

Me espanta um estudante de direito com essa opinião, os que no futuro devem defender já sendo corrompido por uma armação política desta, o Processo Penal e a Constituição da República sendo rasgada e jogada no lixo por atos autoritários, ilegais, métodos medievais; você ser contra o governo feito pelo PT não significa como futuro advogado concordar com o descumprimento da constituição ou dos códigos processuais, ou pior se vier ser um juíz de direito não se manter nulo no rito processual e julgar por suas opiniões pessoais, ou de nada vale estudar o direito, pois já estaria pronto para advogar

Desvio de doutrina

Adão Tomé (Outros)

Vinícius, bia tarde mesmo, por favor continue a estudar, quem sabe no doutrinanento persistente e responsável, vice comece a conhecer melhor nossas leis, nossa carta magna e também a aplicação imparcial da justiça, não o interesse direcionado de fantoches alienados.bia tarde e Deus se apiede de ti

Monção em apoio a Márcio Oliveira

Adão Tomé (Outros)

Márcio Oliveira de Sorocaba, estou contigo e assino sua petição, com todos os atributos e qualificadora, e mais, tenho pena de uma nação que cultiva esse tipo de planta.

Conluio

Diante dos fatos, qual é a desculpa (Comerciante)

CONLUIO... palavra técnica do judiciário que deve ser ensinada á todos o judiciário !!!! Foi isso que Sérgio Moro e seus comparsas cometeram... CONLUIO... Uma Vergonha para ser corrigida

Conluio

Diante dos fatos, qual é a desculpa (Comerciante)

A condenação dos bandidos de Curitiba só tem um caminho...CADEIA!
Que sirva de exemplo para todo judiciário inclusive para os vendedores de resultados de julgamentos!!! CONLUIO dá CADEIA!!!

A verdade

Alex neo (Oficial do Exército)

Pessoas que defendem criminosos são criminosos.
Um homem que entrou para a história como o maior corrupto do mundo.
Devemos punir em nosso país é sermos justos e não fazer um trabalho para defender bandido. Triste.

Apoio desfavorável

Adão Tomé (Outros)

Alex, boa tarde mesmo, concordo em todos os gêneros contigo, este ex tudo, moro entrou na história como a pessoa mais corrupta da nação , ao estar sob o manto da justiça, intentou em desfavor dessa justiça que pune verdadeiramente o erro comprovado para recuperar e não condena com provas forjadas para conseguir objetivos escusos, por isso assino sua escrita

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 17/02/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.