Consultor Jurídico

2ª turma do STF

Acesso de Lula a conteúdos da "vaza jato" será julgado na próxima terça

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar se serão mantidas as decisões do ministro Ricardo Lewandowski sobre o acesso da defesa do ex-presidente Lula a documentos relativos à "vaza jato". O material — conversas entre integrantes da autodenominada "lava jato" — foi obtido por hackers e posteriormente apreendido e periciado pela Polícia Federal.

Ministro Lewandowski pediu que o tema fosse pautado pela 2ª Turma Gláucio Dettmar/Agência CNJ

O tema foi pautado pelo presidente da turma, ministro Gilmar Mendes, para a próxima terça-feira (9/2), a pedido do próprio Lewandowski. 

O compartilhamento dos conteúdos foi alvo de reclamações e manifestações contrárias por ex-membros da "lava jato", pela Procuradoria-Geral da República e pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

RCL 43.007




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 5 de fevereiro de 2021, 18h45

Comentários de leitores

3 comentários

isegurança

caiubi (Outros)

como pode julgador dar entrevista e praticamente declarar seu ponto de vista, portanto possível desde logo memorizar seu voto. Material obtido de forma tida como ilícita provocar tanta animação, é simplesmente ridículo, a Suprema Corte tem ou não mais o que fazer, publique a relação das matérias pendente de julgamento, com data de protocolo, é ilícita pronto destrói. Enquanto o fogo queima, temos em SP alguém que e se vale do momento e tem passado boiada inteira para desespero dos aposentados, e consumidores.

Farça Jato

Wocosta-Advogado (Advogado Autônomo - Civil)

Só para entender, primeiramente, qualquer estudante de direito sabe que, mesmo a prova sendo ilícita ela pode ser usada em benefício do réu.

Em segunda reflexão, as provas se tornam lícita após a operação spuf, onde legitimou todos os diálogos havidos entre Procuradores (acusação) e Julgador.

Agora, me explica como se defender se não pode ter acesso as provas, mesmo que emprestadas de outros processos.

Direito é Direito

Wocosta-Advogado (Advogado Autônomo - Civil)

Com todo respeito, ridículo é a opinião dada em seu comentário, mesmo sendo provas ilícita, no nosso ordenamento juridico Penal, é direito da defesa usar provas emprestada de outros processos, mesmo que estás sejam ilícitas ou não.

Qualquer estudante de direito sabe disso.

Comentários encerrados em 13/02/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.