despertador jurídico

Juiz da Paraíba cria aplicativo que notifica vencimento de preventivas

Autor

21 de agosto de 2021, 9h08

Na Justiça da Paraíba, foi desenvolvido um aplicativo chamado "Controle de Prisões". A ferramenta permite o controle do prazo de 90 dias das prisões preventivas e alerta para a data de reanálise.

Divulgação/TJ-PB
Juiz Francisco Thiago Rabelo Divulgação/TJ-PB

A iniciativa é do juiz Francisco Thiago Rabelo, titular da comarca de Conceição (PB), junto ao servidor Gervásio Teixeira, da 2ª Vara de Cajazeiras (PB). O sistema foi programado pelos estudantes de Sistema de Computação Pedro Felipe Tavares e Ana Dantas Moreira, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras.

app mostra três cores na tela inicial, conforme os prazos das custódias: verde para prazo normal; amarelo para prazo a dois dias de vencer; e vermelho para prazo extrapolado.

Ao clicar no ícone, é possível revisar o caso e acrescentar mais 90 dias, desde que preenchidos os campos com nome, data de nascimento e dia da prisão. Há também mecanismos para pesquisa de nomes, exclusão e edição de cadastros.

Antes do aplicativo, não havia uma ferramenta direta para controle do prazo. Era usada uma tabela de Excel, que precisava ser observada mensalmente. Segundo Rabelo, o app torna "mais simples a realização dos cálculos necessários de forma otimizada e de fácil acesso". Com informações da assessoria do TJ-PB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!