Por conta própria

Resolução do TSE permite instauração de inquérito policial eleitoral de ofício

Autor

10 de agosto de 2021, 11h20

No último mês de junho, foi publicada uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral com novas regras sobre a apuração de crimes eleitorais. O ato estabelece a possibilidade de instauração do inquérito policial eleitoral de ofício, a necessidade de audiência de custódia e a distribuição imediata ao tribunal competente em casos de foro especial.

Reprodução
Com a novidade, qualquer pessoa pode comunicar infração penal eleitoral
Reprodução

A resolução reafirma que a polícia judiciária eleitoral é a Polícia Federal, enquanto a Polícia Civil pode ter atuação supletiva nos locais em que não haja unidade da PF.

Qualquer pessoa pode comunicar à polícia, ao Ministério Público Eleitoral ou ao juiz eleitoral se souber de alguma infração penal eleitoral. Se as informações forem autênticas, será instaurado o inquérito, o que pode ser feito de ofício pela autoridade policial, por requisição do MP ou por determinação da Justiça Eleitoral. 

Caso o juízo eleitoral verifique sua incompetência, os autos serão remetidos ao juízo competente. Se o investigado possuir foro por prerrogativa de função, o inquérito deve ser distribuído imediatamente ao tribunal competente.

Se houver prisão em flagrante, deve ocorrer a audiência de custódia em até 24 horas, conforme os procedimentos já conhecidos. Nesses casos, o inquérito policial deve ser finalizado em até dez dias. Se o indiciado estiver solto, o prazo é de 30 dias. 

Os demais procedimentos não contemplados pela resolução são submetidos às mesmas regras do Código de Processo Penal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!