habilitação aduaneira

Receita deve tomar decisão em processo administrativo parado há cinco meses

Autor

29 de abril de 2021, 21h34

Com base nos princípios da eficiência e da razoável duração do processo, a 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou, em liminar, que a Receita Federal decida um pedido de regularização de uma empresa no prazo de cinco dias.

Reprodução
Autoridade fiscal impediu empresa de operar no comércio exterior
Reprodução

Em outubro do último ano, a Delegacia Especial de Comércio Exterior (Decex) da Receita cassou a habilitação da autora para operações de importação e exportação. No mês seguinte, a empresa pediu a reativação do seu acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) mediante a regularização das pendências indicadas pela autoridade. Porém, até o momento não houve qualquer decisão administrativa.

A defesa, a cargo do escritório Fonseca Assis Advogados, ressaltou que o objetivo do pedido não seria orientar o mérito do procedimento, mas apenas instigar a autoridade fiscal a tomar alguma decisão sobre a regularização da empresa.

O juiz Wilney Magno de Azevedo Silva constatou a omissão do órgão e os prejuízos financeiros causados à autora. Ele lembrou que a Lei nº 9.784/1999 e a Instrução Normativa nº 1.984/2020 da Receita preveem um prazo de trinta dias para a decisão administrativa.

"Não é razoável que a decisão dos processos administrativos do impetrante seja postergada indefinidamente, assim como refoge à lógica, bom senso e à razoabilidade o fato de os referidos processos administrativos se encontrarem estagnados, aguardando a análise para tomada de decisão", destacou o magistrado.

Clique aqui para ler a decisão
5030396-65.2021.4.02.5101

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!