Impacto desconhecido

Após representação do MP ao TCU, AGU suspende promoções em massa

Autor

24 de setembro de 2020, 16h26

Reprodução
AGU promoveu 607 procuradores em um único dia, 606 deles ao topo da carreira
Reprodução

A promoção de 607 procuradores da Advocacia Geral da União anunciada na última sexta-feira (19/9) foi suspensa. 

A medida ocorreu algumas horas após o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pedir que se suspendesse as promoções.

A decisão foi tomada pelo procurador-geral federal Leonardo Silva Lima Fernandes. Ele atendeu a um pedido do coordenador-geral de pessoal da PGF, Watson Monteiro Oliveira.

Por meio de ofício, Oliveira afirmou que seria recomendável a suspensão da portaria que oficializou as promoções "tendo presente os questionamentos suscitados com a publicação do referido ato, e com fulcro no poder geral de cautela da Administração".

Caso as promoções não tivessem sido suspensas, 92% dos atuais procuradores da AGU (3.489 do total de 3.738) estariam no topo da carreira e recebem salários acima de R$ 27 mil.

Mais cedo, no pedido do MP junto ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pediu a suspensão dos aumentos de salário até que o TCU avalie a conformidade das promoções que "simultaneamente, 607 procuradores, dos quais 606 para o topo da carreira — com o ordenamento jurídico vigente e com as medidas legais de caráter excepcional adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus".

Clique aqui para ler o ofício que suspendeu as promoções na AGU
Clique aqui para ler a representação do MP junto ao TCU

*texto atualizado às 16h40 para novas informações

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!