Culpa exclusiva da vítima

STJ afasta indenização por fraude bancária cometida por preposto

Autor

19 de outubro de 2020, 7h21

As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias. Essa responsabilidade, no entanto, pode ser elidida pela culpa exclusiva da vítima, no caso em que o ilícito é praticado por preposto da mesma.

Rafael L.
Ministro Buzzi estabeleceu distinção entre o precedente do STJ e o caso concreto
Rafael L.

Com esse entendimento, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a recurso especial de empresa que pedia a condenação do banco ao pagamento de indenização por danos morais e restituição em dobro dos valores pagos a título de danos materiais por fraudes.

Os ilícitos consistiram em contratação de financiamento, emissões de cheques sem a devida provisão de fundos e encaminhamento de notificações extrajudiciais que se fizeram aptas para concretizar o negócio, por meio da falsificação de assinatura. A prática levou à inscrição da empresa no cadastro de inadimplentes.

A especificidade é que a fraude foi praticada por preposto da empresa: a irmã da representante legal da empresa, que fora contratada como funcionária com funções que permitiram acesso às movimentações financeiras da companhia.

Isso estabelece um distinguishing que não permite a aplicação do precedente fixado pela 2ª Seção em 2011, em julgamento de recursos repetitivos. A tese depois motivou a edição da Súmula 479, em 2012, que diz: As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

“É inegável a culpa exclusiva da vítima, notadamente porque o procedimento escuso fora cometido por funcionário/preposto da própria pessoa jurídica que agora busca reparação, ao qual ela mesma atribuíra poderes de representação, conjunto este de circunstâncias que inviabilizara ao pessoal da casa bancária sequer presumir a ocorrência de fraude”, afirmou o relator, ministro Marco Buzzi.

Bruno Perez
Precedente da 2ª Seção diz que, mesmo sem culpa, bancos indenizam vítimas de fraudes

Para ele, a tese fixada pelo STJ não previu — e nem poderia fazê-lo — eventual excludente de responsabilidade quando a fraude é arquitetada por preposto da suposta vítima. “A ocorrência em análise retrata hipótese deveras peculiar, a qual não diz respeito a eventual fraude perpetrada por terceiro”, esclareceu.

Para ele, todas as circunstâncias do caso permitiam concluir pela legitimidade de atuação da representante, habilitada a atuar em nome da empresa. Configurou-se a presença de boa-fé.

“Não há como sequer cogitar em responsabilidade da financeira na hipótese, pois é fato incontroverso que os atos considerados pela empresa como indevidos e ilícitos foram cometidos por preposto/funcionário/contratado seu, ao qual, inclusive, admitidamente, chegou a ser atribuída tacitamente a representação da empresa para o cometimento de determinados atos”, acrescentou.

Clique aqui para ler o acórdão
REsp 1.463.777

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!