Ponderação de Valores

Juíza ordena que IstoÉ retire do ar reportagem sobre prefeito de BH

Autor

8 de outubro de 2020, 17h59

Em período eleitoral, a proteção à imagem se sobrepõe à liberdade de expressão. O entendimento é da juíza Soraya Hassan Baz Láuar, da 1ª Vara Cível de Belo Horizonte. A magistrada determinou que a revista IstoÉ retire do ar reportagem sobre o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD). A decisão é desta quinta-feira (8/10). 

Foto: Amira Hissa/ Divulgação
Alexandre Kalil pediu que revista retirasse matéria do ar
Amira Hissa/Divulgação

O texto contestado foi publicado em agosto deste ano. Nele, a revista atribui ao prefeito a prática de crimes contra a administração pública. Kalil irá concorrer à reeleição no pleito que ocorre em novembro. 

Segundo a magistrada, a questão levantada nos autos impõe uma ponderação de valores, sendo necessário confrontar dois direitos fundamentais igualmente protegidos: a liberdade de expressão e a imagem do autor. 

"Neste momento, entretanto, entendo que a proteção à imagem prepondera sobre a liberdade de expressão, já que a manutenção da publicação na internet, acessível a número indefinido de pessoas, poderá trazer ao autor consequências de difícil reversibilidade, enquanto que, se for o caso, [a reportagem] poderá ser divulgada novamente no futuro, sem que isso implique em qualquer prejuízo aos réus", afirma a decisão. 

A juíza também disse que "a manutenção da reportagem no site da revista Istoé, vinculando o autor e sua imagem aos crimes ali descritos e mencionados, poderá trazer danos de natureza irreversível à sua personalidade", levando em conta que ele é candidato nas eleições de novembro. 

O advogado João Batista de Oliveira Filho atuou no caso defendendo o político. Segundo ele, "não é possível mensurar a extensão dos efeitos da reportagem, pois a revista impressa já foi distribuída".

A defesa da IstoÉ afirmou à ConJur que não irá se manifestar, pois ainda não foi citada.

Clique aqui para ler a decisão
5132292-51.2020.8.13.0024

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!