Em decisão liminar, a 16ª Vara da Justiça Federal do Ceará, em Juazeiro do Norte, suspendeu um concurso para cirurgião-dentista da Prefeitura de Jati que previa salário abaixo do piso fixado pela Lei 3.999/61.

A decisão atende a um pedido do Conselho Regional de Odontologia do Ceará.
Na decisão, o juiz Rafael Chalegre do Rego Barros observou que não cabe ao Judiciário impôr retificação ao edital, pois isso pode gerar impacto no orçamento do município.
Salário mínimo
O juiz observou que a Lei 3.999/61 que a lei fixa o piso com base no salário mínimo, o que afronta a Constituição Federal. Nesse ponto, o juiz aplicou o entendimento do Supremo Tribunal Federal na ADP 151 - que tratou do salário de técnicos em radiologia.
Na decisão, o Supremo definiu que a lei que vincula o piso ao salário mínimo deve continuar sendo aplicada até que uma nova lei federal seja editada. "Depreende-se que, enquanto não sobrevier norma que estabeleça novos parâmetros, cumpre a observância das regras já estabelecidas na Lei 3.999/61", concluiu o juiz.
0800160-56.2020.4.05.8102
Comentários de leitores
2 comentários
Decisão teratológica
Carlos Berg (Advogado Autônomo)
Com a decisão, a realização do concurso será postergada, bem como o atendimento a população. Enfim, combatemos a doença matando o paciente. Temos agido, dessa forma, nas licitações para obras das mais diversas. Emperra-se o Estado. Murcha a atividade social.
Depois não sabem porque tem pilhas e pilhas de processos
Carlos (Advogado Sócio de Escritório)
Este é um belo exemplo, de como o Judiciário, em parte é culpado pelo volumes cada vez maior de processos.
Ora, a banca examinadora do concurso não sabia do piso salarial? Deveria ser condenada a pagar 50 mil reais por dano moral coletivo. É por aí que o Judiciário, dentre outras práticas, irá reduzir o número de demandas. O problema é que o Judiciário quer ir no sentido contrário que só faz aumentar o volume de processos. Sim, por enquanto, para muitos (inclusive esta banca examinadora), está compensando e muiiiiiiiiito judicializar o problema.
Comentários encerrados em 24/02/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.