Consultor Jurídico

Notícias

Fez a ponte

Manuela D'Ávila diz ter feito intermediação entre Glenn Greenwald e hacker

A ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) afirmou ser a responsável por intermediar o contato do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, com o hacker que lhe entregou as mensagens entre autoridades da "lava jato" mantidas no aplicativo Telegram.

Marcelo Camargo/Agência BrasilCitada em depoimento de hacker preso pela PF, Manuela diz ter repassado contato de Glenn Greenwald. Ela nega conhecer a identidade do hacker

Nesta sexta-feira (26/7), Manuela foi citada no depoimento de um dos hackers presos pela Polícia Federal. Nas redes sociais, ela explica que foi informada de que seu celular foi invadido no dia 12 de maio, no estado da Virginia, Estados Unidos. Minutos depois, ela recebeu uma mensagem de um hacker que a  informou da intenção de divulgar o material colhido nos celulares de diversas autoridades.

Manuela diz ter desconfiado de "alguma armadilha" de adversários políticos e, por isso, repassou o contato de Greenwald. Ela nega conhecer a identidade do hacker.

"Me coloco à inteira disposição para auxiliar no esclarecimento dos fatos em apuração. Estou, por isso, orientando os meus advogados a procederem a imediata entrega das cópias das mensagens que recebi pelo aplicativo Telegram à Polícia Federal, bem como a formalmente informarem, a quem de direito, que estou à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o ocorrido e para apresentar meu aparelho celular à exame pericial", disse em nota.

Revista Consultor Jurídico, 26 de julho de 2019, 22h00

Comentários de leitores

8 comentários

Não sei o que fazer com gente que acredita que...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Sinceramente, é para seriamente se perguntar o que se fazer com gente tosca, estúpida o suficiente para acreditar que:
Um sujeito com um lenovo dual core, usando windows 10, navegador Chrome, consiga fazer o que Vladimir Putin e seus matemáticos e especialistas não conseguiram fazer, quebrar a criptografia do Telegram
https://canaltech.com.br/apps/russia-ordena-bloqueio-imediato-do-telegram-no-pais-111810/
Esse tal de Vermelho deveria ser contratado pela NSA por tamanhas habilidades... ou os bolsonaristas viraram zumbis com cérebros derretidos e como sói de acontecer, difícil convencer a alguém desprovido de intelecto sobre a própria realidade.
Pode ser que o tal hacker brasileiro tenha conseguido uma gambiarra, e dentro da carcaça escrito Lenovo Dual Core tenha instalado um chassi quântico, afinal de contas um computador quântico é um item de fácil acesso a qualquer um...
https://www.silicon.co.uk/workspace/snowden-reveals-nsas-classified-quantum-computing-project-134952
https://www.express.co.uk/news/science/913998/quantum-computers-encryption-data-nsa-gchq-microsoft
Afinal se é projeto da IBM qualquer um pode ter.
https://www.research.ibm.com/ibm-q/learn/what-is-quantum-computing/
>
E vamos acreditar que é verdade o que a NSA afirma que ainda está longe de existirem computadores quânticos funcionais e ativos.

Agora cabeça de bolsonarista precisa de explicações simplistas e toscas, quanto mais tosca pelo simplismo bufão e desconexo, mais defendida como verdade...

E agora, para dar fecho, o Moro como Ministro da Justiça tendo acesso à inquérito sigiloso, ligando para autoridades públicas dizendo que está determinando a destruição das evidências colhidas... só bolsonarista travestido de advogado para acreditar na normalidade de tal procedimento.

Comunismo

Gilmar Masini (Médico)

Tudo pelo comunismo no brasil, não se proibe o meio de se obter.
Vão trabalhar caambadaa de vagabundos párias da sociedade.

Panfleto sem valor

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Ao contrário do considerado pelos comentaristas AC-RJ (Advogado Autônomo) e Paulo RS Menezes (Funcionário público), nada há de relevante na reportagem assinada pela marqueteira Raquel Brugnera, no link citado (https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/15687/o-fator-manuela-nas-mensagens-roubadas). O que se vê ali, em verdade, é apenas um panfleto sem qualquer valor, assinado por alguém que desconhece os métodos do jornalismo sério. Sugiro, para quem quiser se aprofundar, o seguinte texto assinado pelo próprio Glenn Greenwald, e pelos jornalistas Leandro Demori, Betsy Reed:

https://theintercept.com/2019/07/28/reacao-bolsonaro-vaza-jato-reportagens-vitais/

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 03/08/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.