Soberania dos jurados

Segunda instância não pode rever prova após tribunal do júri

Autor

26 de dezembro de 2019, 11h21

Em se tratando de matéria de competência do Tribunal do Júri, não é permitida meticulosa e profunda valoração das provas em segunda instância, sob pena de se ofender a soberania dos veredictos. Compete verificar, única e tão somente, se a decisão dos jurados foi proferida com fundamento nos elementos de prova constantes nos autos.

Com base nesse entendimento, a 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso de um homem condenado pelo júri por feminicídio de sua irmã. Para o tribunal, a decisão dos jurados não foi manifestamente contrária aos autos. Pelo contrário, já que os desembargadores concluíram que a materialidade e autoria delitiva foram satisfatoriamente demonstradas “pela farta documentação carreada aos autos”.

Segundo o relator, desembargador Edison Brandão, “o réu apresentou diferentes versões para o ocorrido, fato que, por si só, lhe retira qualquer credibilidade”. O homem foi acusado de ter matado a própria irmã na frente da filha dela, cadeirante, que, após o crime, sofreu de grave depressão e acabou falecendo. O caso foi enquadrado como crime de feminicídio. O depoimento do tio do réu e da vítima foi citado pelo relator como um “testemunho firme, convincente e uníssono” que ajudou os jurados a decidirem pela condenação.

“Não há, portanto, decisão manifestamente contrária à prova dos autos. Deve-se buscar o sentido da palavra “manifestamente”, uma vez que na lei não existem palavras inúteis. Segundo o léxico, manifestamente quer dizer aquilo que é patente, claro, salta aos olhos como acontecimento. Para que isso ocorra, é necessário que os jurados tenham proferido sua decisão sem qualquer elemento de prova que a embasasse, em verdadeira afronta ao princípio da ampla defesa e do status libertatis do réu. Não é a hipótese dos autos”, afirmou Brandão.

O desembargador concluiu que não há nos autos qualquer indicação de que a decisão do júri foi arbitrária ou fugiu da prova produzida, “pelo que não há nenhuma razão de ser para a anulação do julgamento. O mero inconformismo não autoriza arguição de decisão contrária às provas dos autos, que é aquela proferida ao arrepio de tudo quanto carreado ao processo, dissociada dos fatos, sem suporte probatório capaz de justificá-la”. Por unanimidade, o TJ-SP manteve a sentença que condenou o réu a 21 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado.

0016648-33.2015.8.26.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!